Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

'Argentina, 1985' é representante latino no Globo de Ouro

Inspirado em acontecimentos reais, "Argentina, 1985" narra o Julgamento das Juntas, que processou a ditadura militar ocorrida no país entre 1976 e 1983

Redação Publicado em 12/12/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Argentina, 1985" (Foto: Divulgação)
Cena de "Argentina, 1985" (Foto: Divulgação)

No dia 21 de outubro deste ano, o longa “Argentina, 1985” estreou no catálogo do Prime Video e logo tornou-se um dos favoritos de 2022 na plataforma. Agora, o filme que acompanha um dos maiores julgamentos do país foi indicado ao Globo de Ouro 2023, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

A história por trás de "Argentina, 1985" começa no dia 24 de março de 1976, quando um golpe de Estado instaurou uma ditadura civil-militar no país. Auto-nomeada com o “Processo de Reorganização Nacional”, a ditadura chegou ao fim apenas em 10 de dezembro de 1983 — e ficou marcada pelo desaparecimento inexplicável de 30 mil pessoas, segundo estimado por órgãos dos Direitos Humanos.

+++LEIA MAIS: Evan Peters é indicado ao Globo de Ouro por Dahmer: Um Canibal Americano

Dois anos após o fim da ditadura, então, os promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo — interpretados no longa por Ricardo Darín e Peter Lanzani, respectivamente — dão início a um dos mais inéditos julgamentos da história argentina. Tratado mais tarde como o Julgamento das Juntas, o caso consistia no primeiro tribunal civil a julgar e condenar uma ditadura militar.

Inspirado nos acontecimentos ocorridos durante o período, o filme narra a saga dos promotores que processaram uma ditadura militar que não havia sido investigada até então. No julgamento, o tribunal civil ainda processou os crimes de nove líderes das três juntas militares que governaram a Argentina durante a ditadura — responsáveis por crimes como homicídio, tortura e privação de liberdade.

+++LEIA MAIS: Wandinha e Jenna Ortega recebem indicações no Globo de Ouro 2023

Dirigido por Santiago Mitre, que ainda ficou responsável pelo roteiro do longa, ao lado de Mariano Llinás, "Argentina, 1985" chegou a estrear nos cinemas do país e, além da indicação ao Oscar 2023, ainda representa o cinema latino no Globo de Ouro do próximo ano. Além de Darín e Lanzani, a produção ainda conta com Alejandra Flechner, Carlos Portaluppi, Norman Briski, Héctor Díaz, Alejo García Pintos, Claudio Da Passano, Gina Mastronicola, Walter Jakob e Laura Paredes no elenco.

Vencedor do prêmio da audiência no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, “Argentina, 1985” já foi exibido em outros grandes festivais, como os de Veneza, Londres e Rio de Janeiro. Com uma nota de 7,8 no IMDb, o longa conta com 98% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

Confira o trailer do longa:

+++LEIA MAIS: Sebastian Stan é indicado ao Globo do Ouro por Pam & Tommy