Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Arnaldo Jabor: 6 filmes para relembrar carreira do diretor; Toda Nudez Será Castigada, Pindorama e mais [LISTA]

Cineasta e jornalista, Arnaldo Jabor morreu nesta terça, 15 de fevereiro, aos 81 anos

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/02/2022, às 18h27 - Atualizado às 20h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arnaldo Jabor (Foto: Reprodução / Rede Globo)
Arnaldo Jabor (Foto: Reprodução / Rede Globo)

Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista brasileiro, morreu nesta terça, 15 de fevereiro, aos 81 anos, em decorrência de complicações de um AVC. O artista teve uma longa trajetória na sétima arte — e foi um importante cineasta do movimento Cinema Novo. 

O primeiro filme do diretor, A opinião pública(1967), marcou a história dos documentários brasileiros e, com Toda Nudez Será Castigada (1973), Jabor conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlime venceu o Festival de Cinema de Gramado. Diretor também foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannescom Pindorama (1970) e Eu Sei Que Vou Te Amar (1986).

+++ LEIA MAIS: Morre Arnaldo Jabor, cineasta e jornalista, aos 81 anos

Para relembrar a trajetória de um dos maiores cineastas brasileiros, separamos seis filmes de Arnaldo Jabor. Todas as sinopses são do IMDb. Confira: 


Toda Nudez Será Castigada (1973)

"Um jovem rico e mimado encontra uma prostituta e fica confuso sobre a natureza de seus sentimentos por ela; ele não pode decidir entre atração e repulsa."

+++ LEIA MAIS: Os 5 filmes brasileiros selecionados para o Festival de Cannes 2021 [LISTA]


Pindorama (1970)

"No século XVI, no Brasil, o fundador de Pindorama percebe que ninguém trabalha na aldeia anárquica. Quando o rei chega à cidade, há uma luta pelo poder entre o governador e os políticos enquanto o povo alienado composto por caucasianos, negros e índios seguem seus líderes sem nenhuma consciência política."


Eu Sei que Vou Te Amar (1986)

"Um jovem casal termina o namoro e três meses depois, os dois decidem se reencontrar para discutir a relação."

+++ LEIA MAIS: 5 filmes brasileiros com temática LGBTQ+ [LISTA]


Eu Te Amo (1981) 

"O homem conhece a mulher e a convida para casa. Os dois começam uma relação intensa para se protegerem da solidão."


O Casamento (1976)

"Glorinha, de 18 anos, encontra-se às vésperas de seu casamento quando uma série de revelações a atormentam e seu círculo de familiares e amigos. Dr. Camarinha, amigo de Sabino, seu pai, um rico empresário da construção civil, diz que o noivo de Glorinha é homossexual."

+++ LEIA MAIS: Morre Ivan Reitman, diretor de Os Caça-Fantasmas, aos 75 anos


Tudo Bem (1978) 

"Família de classe média reforma seu apartamento, e o barulho, o contato com os trabalhadores e ocorrências estranhas transformam o que deveria ser um assunto trivial em uma viagem ao inferno."