LISTA

As 6 piores cenas de Emilia Pérez, polêmico filme do Oscar

Com impressionantes 13 indicações ao Oscar 2025, filme é repleto de cenas questionáveis; Rolling Stone Brasil separou algumas delas

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 14/02/2025, às 18h12
Karla Sofía Gascón como Emilia Pérez - © 2024 PAGE 114 - WHY NOT PRODUCTIONS - PATHÉ FILMS - FRANCE 2 CINÉMA
Karla Sofía Gascón como Emilia Pérez - © 2024 PAGE 114 - WHY NOT PRODUCTIONS - PATHÉ FILMS - FRANCE 2 CINÉMA

Supostamente, as temporadas de premiação do cinema deveriam reconhecer, seja com indicações ou vitórias, os melhores filmes produzidos no ano anterior. Porém, o musical Emilia Pérez conseguiu agradar diversas pessoas da indústria e, por algum motivo, é destaque em diversos prêmios, como Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

Dirigido por Jacques Audiard e estrelado por Karla Sofía Gascón como a personagem-título, o longa se passa principalmente no México (mas com filmagens em Paris, na Europa) acompanha a história de Rita Mora Castro (Zoë Saldaña), advogada com problemas financeiros que, para mudar drasticamente de vida, ajuda um chefe do cartel a sair do crime e conseguir realizar transição de gênero. Então, ela pesquisa clínicas de cirurgia e países para conseguir concluir o trabalho.

No entanto, Emilia Pérez tenta falar de minorias, mas falha miseravelmente e entrega um roteiro absurdamente transfóbico, racista e xenofóbico, repleto de esteriótipos sobre mexicanos e pessoas trans - além de algumas falhas científicas bizarras.

Com 13 indicações ao Oscar, só resta parabenizar os responsáveis pela campanha do longa em convencer comitês de organização e votação dos mais diversos festivais e premiações espalhadas pelo mundo. Apesar do grande sucesso na temporada de premiações, Emilia Pérez é tranquilamente um dos piores filmes de 2024. Veja as seis piores cenas abaixo, segundo Rolling Stone Brasil:

"From penis to vagina"

Com as primeiras cenas com enquadramentos e iluminações que remetem a filmes "artísticos," Emilia Pérez começa a tropeçar quando o roteiro começa a engrenar. Sem sombra de dúvidas, uma das piores cenas acontece quando Rita visita uma clínica de estética.

O local é especializado em procedimentos de redesignação de gênero e Rita é guiada pelo local por um dos médicos, que explica exatamente quais cirurgias eles fazem. Porém, a letra é completamente esquisita e carregada de preconceitos. Afinal, como alguém chega a escrever e filmar uma cena que diz: "Homem para mulher / De pênis para vagina [...] Um homem para mulher (vaginoplastia faz esse macho se afirmar) / Uma mulher para homem / Um homem para mulher (vaginoplastia para as garotas, você) / Uma mulher para homem."

Para piorar, a cantoria dos dois personagens é completamente fora de tom e desafinada. Além disso, a atuação de Zoë Saldaña é um dos poucos elementos genuinamente competentes, mas aqui ela entrega um trabalho forçado que se esforça para chegar ao mediano.

Qualquer cena em que Selena Gomez fala espanhol

Quando Selena Gomez (Jessi Del Monte) entra em cena, Emilia Pérez atinge o fundo do poço por completo. Além da atuação ruim, a artista fala um espanhol que nem a pessoa mais fluente consegue entender por completo. Como brincaram na internet, as falas dela mais parecem com um alto valiriano (língua de Game of Thrones) do que com o espanhol propriamente dito.

A situação piora quando o roteiro exige de Gomez uma carga mais dramática. A expressão facial e o entonamento da voz não convencem e, no máximo, causam vergonha alheia. Isso sem contar a mistura de inglês com o espanhol... por que uma mulher mexicana falaria assim? Destaque para a cena na qual Jessi recebe a notícia de que virou viúva, digna do melhor Framboesa de Ouro possível.

Rita fala ao telefone 'simultaneamente' com Emilia Pérez e Jessi

Esta cena te faz questionar de como Emilia Pérez foi indicada ao Oscar 2025 de Melhor Edição ao lado de Anora, O Brutalista, Conclave e Wicked. Em determinado momento do filme, Rita recebe duas ligações sobre um conflito entre Emilia e Jessi.

Após Jessi se mudar com o atual namorado e levar os filhos das duas embora, Emilia revida e bloqueia as contas da ex-esposa. Em um telefonema, Jessi pede o dinheiro de volta e questiona Rita sobre como isso aconteceu, enquanto Emilia Pérez faz outra ligação para pedir os filhos de volta.

Somado com a atuação ruim do trio de atrizes, a edição divide a tela em três partes para mostrar a reação das personagens neste momento de tensão. Os pedidos de "calma" e "tranquila" de Rita forçam uma naturalidade que não existe. Mais uma falha grotesca do diretor Jacques Audiard.

Emilia Pérez vira uma pessoa pública

Com a mudança radical de vida, faria sentido se Emilia Pérez sumisse dos olhos públicos para não ser vinculada a quem um dia foi. No entanto, ela cria uma ONG para encontrar os cadáveres de vítimas do crime organizado, do qual vazia parte.

Porém, ela se arrisca radicalmente ao aparecer em reportagens da televisão para divulgar o trabalho da instituição. Não seria melhor ela usar uma representante (a Rita, talvez) para divulgar publicamente os serviços da ONG? Mais uma decisão questionável do filme indicado ao Oscar 2025 de Melhor Roteiro Adaptado.

"Você tem o mesmo cheiro do papai"

Após se reaproximar dos filhos e ex-esposa, Emilia Pérez se passa por uma prima de quem ela era. Em uma noite, um dos filhos diz que a protagonista tinha o mesmo cheiro do pai. Porém, o cheiro de pessoas trans muda após realizar a terapia hormonal. Ou seja, os responsáveis pelo longa não fizeram uma pesquisa básica para o roteiro.

E não para por aí, a criança então profere algumas descrições estereotipadas e preconceituosas em relação aos mexicanos: "Cheirava a seixos aquecidos pelo sol / Cheirava a menta, mezcal e guacamole /
Eu cheirava a cachorro em viagens de carro / Ele cheirava a cigarro quando nos abraçou / A última vez, a última vez."

@dudaweizenmann O teu cheiro muda #trans#mulhertrans#transgender#hrt#th#fy#fyp#lgbt#lgbtqia#pride#transgenero#🏳️‍⚧️#hormonios♬ som original - Duda Weizenmann 🏳️‍⚧️

O final

Como se não bastasse, o final de Emilia Pérez é uma conclusão apressada e uma bagunça completa. A protagonista, Jessi e o namorado morrem da pior maneira possível, com uma conclusão sem sentido. Para piorar, Emilia vira uma espécia de Santa no México (apesar dos incontáveis crimes e assassinatos cometidos ao longo da vida).

+++LEIA MAIS: James Cameron, diretor de Avatar, sobre Emilia Pérez: ‘Me deixou chocado’

+++LEIA MAIS: Karla Sofía Gascón promete ficar em ‘silêncio’ após prejudicar campanha de Emilia Pérez

+++LEIA MAIS: Selena Gomez sobre Emilia Pérez: ‘Magia desapareceu, mas ainda sinto orgulho’

+++LEIA MAIS: Favorito ao Oscar 2025, Emilia Pérez fracassa nas bilheterias brasileiras

+++LEIA MAIS: Selena Gomez anuncia álbum com noivo em meio a polêmicas de Emilia Pérez