Ator venceu o Oscar ao interpretar impiedoso e abusivo maestro de jazz em um conservatório de Nova York
Publicado em 26/11/2024, às 08h00
Por sua atuação em Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014), J.K Simmons venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. No longa, interpreta Terence Fletcher, um maestro de jazz impiedoso e abusivo com seus alunos de um conservatório em Nova York. É o responsável por dificultar bastante a vida do protagonista Andrew Neiman (Milles Teller).
Uma década após dar vida ao personagem, Simmons conversou com a GQ a respeito dos principais papéis de sua carreira. Obviamente, Terence Fletcher não poderia ficar de fora.
O experiente ator revelou ter se sentido na pele do seu personagem praticamente em cada fala. Ele disse:
Foi um dos textos mais geniais que já vi. Foi uma daquelas coisas que li e… não sei se fiquei literalmente tremendo, mas pude me enxergar 100% em Fletcher em cada sentença, cada frame do filme. Eu entendi quem aquele cara era, o que queria, o que precisava e sabia ser o cara certo (para interpretá-lo).”
Simmons também revelou que o diretor Damien Chazelle queria contratar um dublê com experiência para conduzir uma banda e deixar o ator focar na parte psicológica do vilão. Ele, no entanto, dispensou o recurso justamente por ter conhecimentos na área.
Eu encarei ele como se dissesse: ‘Cara, eu sou um músico estudado. Eu queria ser o (maestro) Leonard Bernstein. Sou um maestro. Então, não serei um ator que vai apenas gesticular os braços. Vou aprender essas partituras’.”
Em 2015, perto da estreia de Whiplash no Reino Unido, J.K. Simmons conversou com o The Guardian sobre o papel. Na época, revelou uma das inspirações para dar vida ao abusivo maestro — sua própria postura nos tempos de adolescência.
Estava conversando com um amigo meu recentemente. Ele viu uma foto minha como Fletcher nos jornais e ele disse: ‘Uau, cara, você está em boa forma! Exibindo suas armas!’. Já respondi: ‘Há aquele atleta valentão da nona série que tem orgulho e satisfação desse aspecto do personagem. Toda aquela coisa de macho que você desenvolve quando chega na puberdade nunca desaparece’. Aí, ele disse: ‘Todos nós temos esse atleta valentão da nona série internamente. Abrace-o’.”
O enredo de Whiplash tem como protagonista o jovem Andrew Neiman, um ambicioso estudante de música que deseja se tornar um baterista de jazz. No entanto, ele é levado aos seus limites justamente por conta dos métodos abusivos do maestro Terence Fletcher.
Além de J.K. Simmons e Miles Teller, completam o elenco Paul Reiser, Melissa Benoist, Austin Stowell e Chris Mulkey. Além da direção, Damien Chazelle assina o roteiro, baseado em um curta homônimo igualmente dirigido e escrito pelo cineasta.
Apesar dos números modestos de bilheteria, Whiplash: Em Busca da Perfeição recebeu diversas críticas positivas e foi constantemente mencionado entre os melhores filmes de 2014 pela crítica especializada. O longa possui 94% de aprovação no Rotten Tomatoes.
+++LEIA MAIS: J. K. Simmons: Os 5 melhores filmes com o ator
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.