Taraneh Alidoosti, de O Apartamento e Os Irmãos de Leila, foi presa por apoiar Mohsen Shekari, homem executado no Irã
Taraneh Alidoosti foi detida no Irã no último sábado, 17. Uma das mais conhecidas atrizes do país foi presa por supostamente espalhar informações sobre protestos que ocorrem, conforme mídia estatal reportou (via The Hollywood Reporter).
Prisão da estrela do longa-metragem O Apartamento - vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional - vem uma semana após publicação nas redes sociais em apoio a Mohsen Shekari - homem executado no país por supostos crimes cometidos durante protestos. Outras personalidades de destaque foram detidas nos últimos meses por demonstrarem desagrado com as políticas do governo.
+++ LEIA MAIS: Copa do Mundo: Fifa veta braçadeira com bandeira LGBTQIA+ e Inglaterra protesta
Em setembro, a jovem Jina Mahsa Amini morreu enquanto estava com a polícia iraniana. Ela foi presa por utilizar "traje não islâmico" em público, segundo o Omelete, um dos pontos de partida para as manifestações.
Esta não é a primeira vez que Taraneh protesta contra o governo e a polícia local. Em junho de 2020, ela recebeu sentença de cinco meses de prisão após criticar a polícia no Twitter por atacarem uma mulher que estava sem véu cobrindo a cabeça.
+++ LEIA MAIS: Kanye West é eleito o 'antissemita do ano' por organização de direitos humanos
Segundo ativistas dos direitos humanos no Irã, ao menos 495 pessoas foram mortas em manifestações. O grupo acompanha os protestos desde o início e também apontou que mais de 18 mil pessoas foram detidas pelas autoridades.