Marissa Bode interpretou Nessarose em Wicked (2024) e se tornou a primeira atriz com deficiência a viver a personagem na franquia
Intérprete de Nessarose em Wicked (2024), Marissa Bode recebeu reação lamentável sobre a deficiência da personagem dela, que aparece em um dos filmes de maior sucesso do ano. Segundo a atriz, os comentários capacitistas são "grosseiros e prejudiciais."
Vale lembrar como Bode também é cadeirante na vida real. A atriz foi ao TikTok, em vídeo publicado na última sexta, 29, abordar sobre os comentários de ódio que recebeu por conta do longa, estrelado por Ariana Grande (Glinda) e Cynthia Erivo (Elphaba) e dirigido por Jon M. Chu. Na rede social, ela explicou que é "absolutamente normal não gostar de um personagem fictício," mas o que foi dito foi profundamente doloroso.
"Vou admitir meu preconceito no sentido de que tenho muitos sentimentos diferentes sobre Nessa em relação a muitos de vocês, e está tudo bem. Acho que Nessa é complexa, mas essa é a beleza da arte," afirmou. "Wicked e esses personagens e o filme não seriam o que eram se não houvesse opiniões diferentes sobre os personagens e quem é realmente perverso ou não. E não gostar da própria Nessa está tudo bem. Porque ela é fictícia, tudo bem."
Em seguida, Marissa Bode disse que é uma "pessoa profundamente pouco séria" e não se importa com piadas “bobas, bobas e inofensivas” sobre a personalidade de Nessarose, mas comentários "agressivos" sobre a deficiência dela chegaram a ser "desconfortáveis."
"A deficiência não é fictícia. No final das contas, eu, Marissa, sou a pessoa que ainda está deficiente e cadeirante," continuou. "E assim, é simplesmente uma fruta ao alcance da mão que muitos de vocês se sentem confortáveis em tomar."
Antes mesmo de ser escalada para Wicked, recebi comentários - assim como eu, como Marissa, não Nessa - em torno das palavras 'defenda-se', 'acho que você não o suporta', etc. Esses comentários não são originais, e quando essas piadas são feitas por desconhecidos sem deficiência com a piada de não serem capazes de andar, é mais como rir de, em vez de rir com.
Então, Bode falou sobre o fato de ser a primeira cadeirante a interpretar Nessarose em Wicked (seja nos cinemas ou palcos): "Isso vai muito além de mim, Marissa, apenas precisar ignorar os comentários na internet. Esses comentários não existem no vácuo. Comentários agressivos de querer causar danos e empurrar Nessa para fora da cadeira de rodas, ou de que ela merece sua deficiência, são dois comentários muito grosseiros e prejudiciais que pessoas com deficiência real, inclusive eu, já ouviram antes."
Por último, quero dizer que um dos principais temas de ‘Wicked’ é ter a capacidade de ouvir e compreender uns aos outros. E eu realmente espero que isso seja algo que muitos de vocês possam praticar mais e levar consigo.
@marissa_edob Representation is important but that’s not the only thing that will save the disabled community. I need a lot of y’all (non-disabled people) to do the work. To dissect and unlearn your own ableism. Listen to disabled people. Follow other disabled people outside of just me. Read up on the disability rights movement/watch the documentary Crip Camp! I understand no one likes feeling like they’re being scolded. But true progress never comes with comfort. And that’s ok. #wicked#nessa♬ original sound - Marissa
+++LEIA MAIS: Marissa Bode revela incidente durante filmagens de 'Wicked': 'Foi épico'
+++LEIA MAIS: Cynthia Erivo diz que trouxe identidade negra e queer para Wicked: 'É uma carta de amor a quem se sente diferente'
+++LEIA MAIS: Wicked: Conheça a história da brasileira que atuou como substituta de Ariana Grande
+++LEIA MAIS: Quanto Cynthia Erivo e Ariana Grande receberam por Wicked? Entenda a polêmica
+++LEIA MAIS: Como Cynthia Erivo cantava ao vivo em 'Wicked' enquanto realizava acrobacias no ar usando espartilho