Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Back to Black: Tudo que sabemos sobre a cinebiografia de Amy Winehouse

Ainda sem data de estreia, o longa protagonizado por Marisa Abela já começou a ser gravado e teve seus primeiros registros divulgados

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 23/01/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Amy Winehouse (Foto: Matt Dunham / AP)
Amy Winehouse (Foto: Matt Dunham / AP)

A mais nova artista a ter uma nova cinebiografia anunciada é Amy Winehouse. Intitulado Back to Black, o filme buscará contar a trágica história de uma das vozes mais únicas do século 21.

Nascida em 1983, Amy sempre foi vista como um fenômeno musical. Desde cedo, integrou a National Youth Jazz Orchestra, uma tradicional orquestra de jazz do Reino Unido. Assinou contrato com gravadora antes de completar seus 20 anos de idade.

Lançou seu álbum de estreia, Frank, em 2003, mas estourou mesmo foi em 2006 com o segundo (e último), Back to Black. Não por acaso, o título do filme que contará a história da cantora levou o mesmo nome do disco.Amy faleceu em julho de 2011, aos 27 anos, após muito tempo sofrendo com a dependência química e tendo sua decadência retratada pela mídia, muitas vezes de forma cruel.

+++LEIA MAIS: Neil Patrick Harris se desculpa por piada com morte de Amy Winehouse após foto reaparecer

Anunciada em julho do ano passado, a cinebiografia sobre a artista já teve alguns de seus detalhes iniciais revelados. Veja o que já se sabe até o momento sobre o longa.

Os envolvidos em Back to Black

Os principais profissionais envolvidos com Back to Black já tiveram seus nomes divulgados. A direção está a cargo da cineasta Sam Taylor-Johnson, que inclusive já comandou a gravação da cinebiografia Nowhere Man (2009), sobre John Lennon, o eterno vocalista e guitarrista dos Beatles. Seu trabalho mais conhecido, porém, é Cinquenta Tons de Cinza (2015).

O roteiro de Back to Black, por sua vez, é assinado por Matt Greenhalgh (As Estrelas Não Morrem em Liverpool, de 2017), enquanto Alison Owen e Debra Hayward trabalham na função de produtoras.

A maior curiosidade do público estava em torno do nome da atriz que interpretaria Amy Winehouse. A escolhida foi Marisa Abela, conhecida pelo trabalho na série Industry, da HBO. Jack O'Connell (Skins) fará Blake Fielder-Civil, marido de Amy entre 2007 e 2009. Já Eddie Marsan (V de Vingança, Missão: Impossível III) será Mitch Winehouse, pai da artista. Por fim, Lesley Manville (The Crown) viverá a avó de Amy, Cynthia Winehouse, que foi uma conceituada cantora de jazz.

+++LEIA MAIS: Como Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Elvis Presley e mais estariam hoje em dia?

Back to Black: A vida de Amy Winehouse

Como esperado, toda a trajetória de Amy Winehouse será contada ao longo do filme. A promessa é de que o longa aborde os primeiros dias da carreira da cantora, no início dos anos 2000, ainda enquanto uma artista de jazz. Na época, ela residia na região norte de Londres e se apresentava em casas noturnas locais.

A ascensão com hits como “Rehab”, “Back to Black” e “You Know I’m No Good” também será devidamente narrada na obra, que não deve deixar de apresentar os problemas pessoais da artista com o vício. A relação tumultuada com Blake Fielder-Civil é outro ponto que estará presente, tendo em vista que, além dos conflitos e relações extraconjugais, foi ele quem apresentou drogas à cantora.

Back to Black: Longo caminho

Desde a morte de Amy Winehouse, em 2011, há tentativas de transformar a vida da cantora em projetos cinematográficos. O projeto que chegou mais perto disso foi o premiado documentário Amy, lançado em 2015. No mesmo ano, a produtora Lotus Entertainment tentou fazer um filme com a sueca Noomi Rapace (Prometheus) no papel da artista, mas o projeto não seguiu.

Foi somente em outubro de 2018 que o espólio da cantora concordou em firmar contrato para um filme no formato de cinebiografia. O StudioCanal UK produz a obra em parceria com a Monumental Pictures e é responsável pela distribuição no Reino Unido, enquanto a Focus Features obteve os direitos nos Estados Unidos.

+++LEIA MAIS: Amy Winehouse 'quase' compôs música-tema de 007 - Quantum of Solace, diz produtora

Back to Black: Primeira foto

Antes de dar início às filmagens, as produtoras divulgaram a primeira foto de Marisa Abela como Amy Winehouse. A imagem, que chamou bastante atenção, pode ser conferida a seguir:

Back to Black: Músicas presentes

Em cinebiografias que não foram autorizadas pelos artistas ou seus respectivos espólios, não é possível utilizar as músicas da personalidade retratada. Alguns exemplos recentes incluem All is By My Side (2014), sobre Jimi Hendrix, e Stardust (2020), a respeito de David Bowie.

Felizmente, este não será o caso de Back to Black. Como é uma obra autorizada pelo espólio de Amy Winehouse, seus maiores hits poderão ser utilizados na trilha.

+++LEIA MAIS: Amy Winehouse: relembre os locais favoritos da cantora em Londres [LISTA]

Back to Black: Gravações iniciadas

Ainda não há uma data prevista para a estreia de Back to Black, mas as gravações já foram iniciadas em Londres. Algumas cenas chegaram a ser filmadas em um clube de jazz onde a artista se apresentava na juventude, o Ronnie Scott’s Jazz Club, e na área externa do primeiro apartamento dela, em Camden Town. Confira alguns registros compartilhados nas redes sociais:

+++LEIA MAIS: Lista de desejos de Amy Winehouse incluía abrir restaurante e casa em Miami

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.