Conflitos geopolíticos levaram censores a pedir que mapa seja borrado em cenas
O painel de censores filipino aprovou a exibição de Barbie nos cinemas, desde que mapa que supostamente mostra disputa marítima seja borrado. O filme tem lançamento marcado para o dia 19 de julho no sudeste asiático.
A análise teve início na semana passada com base na decisão do Vietnã que vetou o longa-metragem no país. O Departamento de Cinema do Vietnã alegou que o mapa representa a chamada linha das nove raias, usada pela República Popular da China para demarcar território marítico reivindicado pelo governo vietnamita.
Em carta enviada ao estúdio da Warner Bros. (via The Guardian), o conselho reconheceu, no entanto, que o mapa cartunesco "retratava a rota da jornada fictícia de Barbie da Barbie Land ao 'mundo real', como parte integrante da história", em vez de um manifesto geopolítico. Ainda assim, foi exigido que o mapa seja borrado nas cenas.
Barbie chega ao Brasil no dia 20 de julho, quando estreia também Oppenheimer. A coincidência nas datas não ofuscou nenhum dos filmes. Prova disso é o fato de que o Noitão Oppenbarbie, no Petra Belas Artes, já tem ingressos esgotados.