A música mais famosa da boneca Barbie esconde uma intensa disputa judicial entre a Mattel e a banda Aqua
A música "Barbie Girl" do grupo dano-norueguês Aqua é uma das mais lembradas quando mencionamos a boneca, no entanto, a música não aparece no filme que chegou aos cinemas este mês. Existe uma intensa disputa judicial entre a Aqua e a Mattel, fabricante daBarbie que acusou o grupo de prejudicar a imagem da boneca.
A Mattel alegou que a música trazia uma versão "promíscua" do brinquedo, além da letra e clipe "sugestivos" e entraram na justiça contra a gravadora do grupo, a MCA Records. A música contém versos como "Eu sou uma loirinha bobinha num mundo de fantasia" e "Me beija aqui, me toca ali, vamos dar uns amassos".
+++LEIA MAIS: Barbie: Margot Robbie não queria estrelar filme de Greta Gerwig; entenda
A companhia também alega que os itens da boneca não foram usados corretamente no clipe e classificou a música apenas como "divertidinha"
A primeira coisa que pensei foi: ‘Nossa, a maior empresa de brinquedos do mundo está atrás da bandinha da Dinamarca?'", disse René Dif, um dos integrantes do Aqua em entrevista à Rolling Stone em 2022 (via Aventuras na História).
Em sua defesa, a MCA Records disse que a letra não falava nada de maneira explícita e que a interpretação caberia ao ouvinte. Após anos de disputa, a Mattel perdeu o processo, a música "Barbie Girl" foi classificada como uma paródia, que se enquadra em liberdade de expressão.
"Barbie Girl" faz parte do primeiro disco da banda Aqua, que vendeu mais de 15 milhões de cópias, além da versão brasileira na voz de Kelly Key.