Matt Reeves, diretor de The Batman, explicou como cena de perseguição do Batmóvel foi criada - e como surgiu a ideia de filmar de cabeça para baixo
[Atenção: Contém spoilers de The Batman!]
Matt Reeves (Deixe-me Entrar), diretor de The Batman (2022), revelou como cena de perseguição do Batmóvel foi filmada. O cineasta compartilhou no podcast Reelblend porque escolheu retratar a cena de ponta-cabeça - e como utilizaram realidade virtual para estruturá-la.
Reeves admitiu se inspirar em outra cena clássica para filmar a sequência do filme do Homem-Morcego: "Queria que fosse algo prático que parecesse uma perseguição dos anos 1970, como Operação Françaou Bullet. Montagens rígidas, para que quando o carro tremesse, a câmera acompanhasse o movimento, mas parecesse sólida e presa."
Ver essa foto no Instagram
O cineasta também utilizou uma tecnologia moderna para criar a cena, com apoio do coordenador de dublês Rob Alonzo e o diretor de fotografia Grieg Fraser: "[Alonzo] me levou em todos os lugares possíveis. Tínhamos escaneado a rota, e podíamos ver em uma espécie de loop qual era o caminho do Batmóvel.”
+++LEIA MAIS: The Batman: Warner Bros. proibiu Pinguim de fumar no filme; entenda
“Conseguimos visualizar as cenas em realidade virtual antes mesmo de filmá-las. Configurei todas essas sequências basicamente de antemão, e fizemos esse storyboard maluco feito de capturas de tela de VR, das lentes que encontramos,” contou o diretor de Planeta dos Macacos: O Confronto (2014).
Foi após ver uma das imagens capturadas que Reeves decidiu filmar com uma perspectiva diferente: "Então, encontramos todas aquelas fotos, e uma delas, aquela em particular de cabeça para baixo, me fez pensar: ‘Bem, estou nesse ponto de vista muito Hitchcockian - colocando a câmera no subjetivo ponto de vista do personagem.'”
+++LEIA MAIS: The Batman: Colin Farrell visitou cafeteria maquiado como Pinguim: ‘Muito divertido’
“[Quando você usa essa estratégia] consegue colocar o público na experiência [do personagem]. Pensei que seria ótimo se, no final de toda essa loucura propulsiva estilo Operação França, de repente [a cena] estivesse no ponto de vista do Pinguim - como ele está deitado de cabeça para baixo - enquanto o Batman surge com essa aparição mítica e fogos atrás dele,” concluiu Reeves.
A cena comentada pelo cineasta ocorre na metade do filme, quando Batman e Jim Gordon rastreiam o informante que deu ao Departamento de Polícia de Gotham informações sobre uma apreensão de drogas. Quando a investigação da dupla os leva ao Pinguim, o Homem-Morcego chama o Batmóvel para caçá-lo em uma emocionante perseguição de carro, que termina com o veículo do vilão derrubado.
+++LEIA MAIS: Batman: Por que Coringa de Joaquin Phoenix não aparece no filme de Robert Pattinson?
Próxima adaptação da DC, The Batman (2022) é dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson (Tenet) no papel de Bruce Wayne.
O elenco conta com Zöe Kravitz (Alta Fidelidade) como Mulher-Gato, Paul Dano (Sangue Negro) como Charada e Colin Farrell (Magnatas do Crime) como Pinguim. O longa estreou nos cinemas brasileiros no dia 3 de março. Confira o trailer:
Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?
- Drive My Car
- No Ritmo do Coração
- Ataque dos Cães
- Amor, Sublime Amor
- Licorice Pizza
- King Richard: Criando Campeãs
- Belfast
- Duna
- O Beco do Pesadelo
- Não Olhe Para Cima
+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação
+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda
+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]