LISTA RS

Bebês Reborn: 6 filmes que são parentes dessa tendência

Com popularidade renovada nas redes, os bebês reborn resgatam uma tendência que o cinema já antecipava — mesmo sem querer

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Bebês Reborn: 3 filmes que são parentes dessa tendência
Bebês Reborn: 3 filmes que são parentes dessa tendência - Reprodução

A internet trouxe de volta a tendência dos bebês reborn. Esse tipo de boneco hiper-realista surgiu no Brasil por volta dos anos 2000 e, com suas características minuciosamente realistas, acabou ganhando funções emocionais, terapêuticas e artísticas.

Hoje, porém, nota-se um novo comportamento entre os entusiastas: pessoas que investem tempo e dinheiro para cuidar dessas pequenas “belezinhas” como se fossem bebês de verdade. Vídeos simulando partos, encontros temáticos e conteúdos virais nas redes reacenderam o interesse por esse universo.

No cinema, o uso de bonecos para simular bebês é mais comum do que parece — mas, em alguns casos, ele fica bem evidente (e até meio estranho). Abaixo, veja os filmes que são parentes diretos (e bizarros) dessa tendência reborn, segundo Rolling Stone Brasil:

1. A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (2012)

O caso mais emblemático desta lista! Renesmee, a filha de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson), quase foi interpretada por um boneco animatrônico tão estranho que ficou conhecido como “bebê demoníaco”. A repercussão foi tamanha que o boneco ganhou o apelido de “Chuckesmee”, uma mistura de Chuck (o brinquedo assassino) com Renesmee.

2. A Noiva de Chucky (1998)

Aqui, o bebê reborn é quase literal — o filme mostra a boneca Tiffany dando à luz um boneco, o Glen/Glenda. A estética grotesca, o cuidado “maternal” e a relação com o brinquedo como um ser vivo fazem dessa franquia um primo distante (e muito mais caótico) dos reborns.

3. Longlegs – Vínculo Mortal (2024)

Engana-se quem acha que apenas bonecos bebês representam a cultura reborn. Neste caso (e no próximo), temos uma “evolução” dessas fofurinhas. No filme, dirigido por Osgood Perkins, temos uma boneca-vudu, que adentra a casa das vítimas com a mesma aparência da criança que mora lá, e faz com que os donos cometam atos terríveis e sanguinolentos. Olha só que gracinha: 

boneca Longlegs
Uma das bonecas presente no filme – Reprodução

 

4. M3GAN (2022)

A primeira bebe reborn crescida! M3GAN é um exemplo maravilhoso do Vale da Estranheza (quando o você olha para algo e tem algo muito esquisito e familiar ali, causando desconforto). Vale dizer que a personagem também faz dancinhas de TikTok — algo interessante e assustador por si só. 

5. Sniper Americano (2014)

Um caso curioso e mais técnico: o diretor Clint Eastwood usou um boneco para simular o bebê do protagonista em uma cena dramática. O resultado? O boneco era tão falso que virou piada na internet. Nesse caso, o “reborn” falhou em parecer real, mas ainda assim entra na lista como exemplo do uso estranho de bonecos no cinema.

6. Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024)

O auge da lista (e o auge da loucura do filme), no novo longa temos um momento em que a personagem de Jenna Ortega dá à luz a um BEBÊ BEETLEJUICE! Apenas me pergunto se esse neném entraria na parte emocional, terapêutica ou artística da cultura reborn…

BÔNUS: Uma Família Feliz (2024)

O Brasil demorou, mas entrou no jogo. Nessa adaptação do livro de Raphael Montes, Eva, personagem vivida pela atriz Grazi Massafera, trabalha produzindo bebês reborn, mas a coisa menos bizarra do roteiro está nesses bonecos, já que, ao se ancorar no mistério e thriller, Uma Família Feliz entrega algo muito mais trágico (mas sem spoilers por aqui).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Raphael Montes (@raphael_montes)

 

O uso de bonecos em filmes é uma solução prática e comum em produções audiovisuais, especialmente quando se trata de cenas com bebês, que exigem cuidados legais e logísticos. Já os bebês reborn, apesar de não serem pensados para o cinema, dialogam com esse mesmo esforço de simular a realidade.

O recente interesse por eles revela como nossa relação com o que é artificial está cada vez mais íntima — seja por conveniência, estética ou até como forma de afeto.

LEIA TAMBÉM: Todas as músicas na trilha sonora de Premonição 6: Laços de Sangue


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: A Noiva de Chucky, A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, bebê reborn, bebês reborn, sniper americano