Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / A Complete Unknown

A cena 'totalmente imprecisa' que Bob Dylan incluiu em sua cinebiografia

Dylan teve enorme impacto no filme 'A Complete Unknown', estrelado por Timothée Chalamet - incluindo a adição de diálogos e de uma cena que nunca aconteceu

por Brian Hiatt, da Rolling Stone Publicado em 19/11/2024, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Timothée Chalamet será Bob Dylan em cineobiografia do cantor (Getty Images)
Timothée Chalamet será Bob Dylan em cineobiografia do cantor (Getty Images)

Durante a produção da cinebiografia de Bob Dylan, A Complete Unknown, com estreia prevista para 25 de dezembro, Timotheé Chalamet elogiou um trecho específico do diálogo para o diretor e co-roteirista James Mangold. "Foi o Bob que colocou isso", respondeu Mangold.

Como revela a nova matéria de capa da Rolling Stone, Dylan e Mangold se encontraram várias vezes antes do início da produção. "Senti como se Bob apenas quisesse saber o que eu estava fazendo", diz Mangold. "Quem é esse cara? Ele é um idiota? Ele entende? Acho que são perguntas normais que qualquer um faz quando está se aliando a alguém." Dylan ofereceu um feedback substancial sobre o roteiro nesses encontros, eventualmente fazendo anotações em uma cópia dele.

Timothée Chalamet em A Complete Unknown (Reprodução)

"Bob tinha essas falas pontuais que eram fantásticas", diz Chalamet. "Jim tem um roteiro anotado por Bob em algum lugar. Vou implorar a ele para conseguir isso. Ele nunca vai me dar."

Dylan também pediu pessoalmente que o nome da personagem de Elle Fanning fosse mudado – sua namorada da vida real no início dos anos 1960, Suze Rotolo, uma influência chave em seu despertar político, é conhecida como Sylvie Russo no filme. Na visão de Dylan, Rotolo era "uma pessoa muito reservada e não pediu por essa vida", diz Fanning. "Ela obviamente era alguém muito especial e sagrada para Bob."

A fala que Chalamet elogiou parece ter ocorrido em uma cena onde Bob e Sylvie discutem – Sylvie lamenta a ideia de voltar de uma viagem pela Europa para "viver com um menestrel misterioso" e Dylan, cujo primeiro álbum foi um fracasso, retruca: "Menestréis misteriosos vendem mais de mil discos. Talvez você simplesmente não volte".

Timothée Chalamet em 'A Complete Unknown' (Reprodução)

Dylan teve pelo menos mais uma influência pessoal sobre o filme. Edward Norton, que interpreta o falecido Pete Seeger no filme, diz que Mangold lhe contou que Dylan insistiu em colocar pelo menos uma cena totalmente imprecisa em A Complete Unknown, embora o ator não tenha revelado detalhes. Norton conta que, quando Mangold disse a Dylan que estava preocupado com a reação do público, Bob o encarou. "O que importa o que as outras pessoas pensam?" ele perguntou. (Há várias possibilidades para a cena em questão, incluindo o momento em que um grito infame do público – que na verdade aconteceu um ano depois – é colocado no Festival de Newport de 1965.)

Norton, um antigo fã de Dylan, observa o "prazer óbvio do cantor em obscurecer e distorcer", acrescentando, "Ele é um encrenqueiro."

Artigo publicado na Rolling Stone em 19 de novembro de 2024. Para ler o original em inglês, clique aqui.