Brasil tem maior número de salas de cinema funcionando em uma década
3.509 salas estão em atividade no país, recorde da série histórica 2014/2024 conquistado após crise causada pela pandemia
Redação
Publicado em 14/01/2025, às 16h16Ainda celebrando o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama para Fernanda Torres, o setor cinematográfico do Brasil continua com boas notícias. Agora, sobre o funcionamento de salas de cinema no país.
O marco é histórico: são 3.509 salas em funcionamento. A informação é da Agência Brasil, com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Em artigo para a Folha de S. Paulo, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirma que este é um número recorde da série histórica 2014/2024. O texto complementa:
"Nesse número estão incluídas as que foram inauguradas ou reformadas em 22 cidades do interior do país. Catorze desses municípios estavam sem sala em funcionamento."
O recorde vem depois do setor cinematográfico enfrentar uma das maiores crises de sua história. Em 2019 eram 3.478 salas registradas. Mas, em 2020, por causa da pandemia de covid-19, quase metade das salas de cinema foi fechada.
Recuperação do cinema no Brasil
Segundo o Ministério da Cultura (via Agência Brasil), a recuperação do setor começou com o apoio de linhas de crédito do Fundo Setorial do Audiovisual. Isso impulsionou a abertura de novas salas em municípios do interior e periferias urbanas.
Cidades como Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro, ganharam suas primeiras salas, enquanto Viçosa, em Alagoas, reabriu um cinema que estava fechado há 30 anos.
Acessibilidade e interesse
O ministério ressalta, ainda, que o impacto vai além do aumento de números. As novas salas deixaram o cinema ao alcance de públicos historicamente excluídos, promovendo mais acessibilidade.
Outro dado é do crescimento do interesse do público brasileiro pelo cinema nacional. Em 2024 o número de espectadores de produções feitas aqui dobrou em relação ao ano anterior: 121 milhões de pessoas frequentaram as salas de cinema. Um exemplo é o filme Ainda Estou Aqui, que bateu três milhões de espectadores em oito semanas em cartaz.
+++ LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui ganha sessão pública e gratuita no aniversário de São Paulo
+++ LEIA MAIS: Fernanda Torres rebate críticas a nepo babies: "a desigualdade não se resolve assim"
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram