'Past Lives', dirigido por Celine Song, é estrelado por Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro
O silêncio foi uma das ferramentas usadas por Celine Song para compôr Past Lives (2023), filme estrelado por Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro. No longa-metragem, os amigos de infância Nora e Hae Sung se reencontram após anos e precisam descobrir o que fazer com a paixão nascida quando crianças já na vida adulta.
"Eu realmente acredito que um filme é uma peça de música. Então, todo o filme tem que correr como uma peça de música. Muito disso tem a ver com o ritmo", pontuou Song em entrevista à Variety. A diretora e roteirista é também dramaturga: "Estou acostumada a incorporar batidas e silêncios em meus próprios roteiros, então todos os silêncios foram planejados”.
A facilidade que Nora e Hae Sung tinham para se comunicar quando ainda viviam juntos na Coreia do Sul é substituída pela inabilidade de expressar seus sentimentos verbalmente. Interpretada por Lee, Nora abraçou a cultura do país em que vive, os Estados Unidos, enquanto Hae Sung, vivido por Yoo, é submetido aos costumes sul-coreanos.
Há um nível em que isso deve ser desconfortável. É para parecer que essas duas pessoas não são do mesmo mundo — e não são. Da forma como esses silêncios têm que funcionar, precisamos saber o que foi dito antes e depois. Não existe uma linguagem literal, mas existe a linguagem que está acontecendo na performance deles, em seus rostos.