Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

'Central do Brasil' completa 25 anos e Fernanda Montenegro relembra: 'Acaso fez o filme ir pelo mundo'

Central do Brasil levou Fernanda Montenegro ao Oscar em 1999

Dimitrius Vlahos
por Dimitrius Vlahos

Publicado em 03/04/2023, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira em cena de Central do Brasil, de 1998. (Foto: Reprodução)
Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira em cena de Central do Brasil, de 1998. (Foto: Reprodução)

Central do Brasil (1998) completa 25 anos de lançamento nesta segunda, 3. O longa-metragem rendeu a indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar de Melhor Atriz e se consolidou como um clássico do cinema brasileiro.

Em entrevista à Simone Zucolotto, pelo Canal Brasil (via O Globo), a atriz relembrou o filme, descrito como uma produção "pequena, modesto, nada buscando ser enorme. Mas o acaso tem sempre a última palavra, isso é uma frase básica da Simone de Beauvoir, e o acaso fez esse filme ir pelo mundo. E onde ele foi, ele foi bem recebido."

+++ LEIA MAIS: Fernanda Montenegro é confirmada em O Auto da Compadecida 2

Montenegro também falou sobre a importância de Dora, protagonista de Central do Brasil: "O nosso cinema, mais contemporâneo, é muito sobre o homem, sobre a atitude do homem, do líder, do chefe, do que ganha ou do que perde… mas por uma coincidência estranha, eu fiz esse filme onde a mulher tem uma posição muito presente e consequente no desenvolver do roteiro e da qualidade humanista e social do ser mulher. Esse é um personagem lindo, porque eu sou do tempo em que ser normalista, pra mulher, era um ato de grande afirmação social, do feminino. É um personagem muito rico."

A entrevista completa, que também conta com Vinícius de Oliveira (intérprete de Josué) vai ao ar às 17h30. Às 18h, o canal exibirá o filme. 

+++ LEIA MAIS: Fernanda Montenegro não renova com a Globo; contrato durava mais de 40 anos