Segundo Pete Docter, Lightyear estava muito distante das ideias do público sobre um personagem de Toy Story
Lightyear não conseguiu repetir o sucesso de bilheteria de outros filmes da franquia Toy Story. O longa-metragem teve orçamento de US$ 226,4 milhões e arrecadou US$ 226,4 milhões em bilheteria, o que representa um fracasso comercial.
Pete Docter, diretor de criação da Pixar, acredita que a falha do filme foi esperar muito do público. Em entrevista ao The Wrap, justificou: "Fizemos muitas reflexões porque nós amamos o filme. Amamos os personagens e a premissa. Provavelmente, o que deu errado é que exigimos demais do público."
"Quando as pessoas ouvem Buzz, pensam no Senhor Cabeça de Batata, Woody e Rex. E, então, quando mergulhamos no filme de ficção científica, as pessoas se perguntaram: 'O que é isso?', mesmo que tenham lido sobre o longa anteriormente," continuou Pete.
O diretor completou: "Ficou um pouco distante, tanto no conceito como na forma que os personagens foram retratados. Era ficção científica. Angus MacLane [diretor] levou isso muito a sério e queria representar os personagens como se fossem genuinamente reais. Mas os personagens em Toy Story são mais amplos, então acho que não houve uma conexão entre o que as pessoas queriam e o que entregamos."
Na mesma entrevista, Pete ainda defendeu a sequência "desnecessária" de Toy Story, quinto filme da série: "Olhamos para os filmes como 'Ok, não estamos planejando o futuro.' Quando fizemos o primeiro Toy Story, não tínhamos ideia de que haveria um Toy Story 2. Estamos apenas tentando fazer este filme específico."
"Mas a produção leva você a lugares, lugares inesperados, algo que amo no processo criativo," continuou Pete Docter. "Se eu soubesse exatamente o caminho que estava trilhando quando comecei a produzir um filme, não faria sentido percorrê-lo."
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