Cinemateca Brasileira deve retornar com programação de filmes de quinta a domingo
A Cinemateca Brasileira tem data para reabrir: 13 de maio. Instituição, que sofreu com alagamento e incêndios no último um ano e meio, voltará a exibir filmes de quinta a domingo, segundo o G1.
Durante período fora de funcionamento, aconteceu alagamento no galpão com registros históricos. Arquivos, rolos de filme e outros materiais guardados na região da Vila Leopoldina, São Paulo, foram danificados. Além disso, em 2020, Ministério Público Federal em São Paulo processou União por abandono.
Sociedade Amigos da Cinemateca assumiu instituição no final do ano passado e trabalha para reabertura. Filmes, horários e mais detalhes sobre programação devem ser anunciados em breve, segundo o UOL.
"Poder fazer esse trabalho de reabertura é, realmente, algo muito especial. E passa também pela emoção. Eu sou ex-aluna de Cinema, me formei em Cinema na USP. E a Cinemateca faz parte da minha formação," afirmou a nova diretora, Maria Dora Mourão, ao G1.
Nova gestão do espaço enfrentou problemas com equipamentos de restauro, digitalização e duplicação de filmes - danificados pela falta de uso e por vazamentos no laboratório, segundo o CineBuzz.
Processo movido pelo MPF foi suspenso após Governo Federal se comprometer a tomar medidas para segurança e preservação da Cinemateca.
Ver essa foto no Instagram
+++ LEIA MAIS: Incêndio atinge galpão da Cinemateca em São Paulo