A primeira cine-semana de setembro contará também com 'Black Tea: O Aroma do Amor', que abre a Mostra de Cinemas Africanos com diretor presente
A cine-semana de 5 a 11 de setembro no CineSesc tem novidades e clássicos. Confira a programação:
Ver essa foto no Instagram
Motel Destino, de Karim Aïnouz, exibido na competição do último Festival de Cannes, divide a programação regular com Carlos Saura, com o clássico Cría Cuervos, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1976.
No dia 6/09, a partir das 20h, acontece a Sessão Especial gratuita do primeiro episódio da série Amazônia: Arqueologia da Floresta. Produzida pelo SescTV, e dirigida por Tatiana Toffoli, a série acompanha Eduardo Góes Neves, professor da USP e pesquisador em arqueologia, e sua equipe, em suas expedições pela Amazônia em busca do passado.
Nesse episódio, os arqueólogos vão até o sítio Teotônio, próximo a Porto Velho (RO), onde foram encontrados vestígios de terra preta. A sessão será apresentada pela diretora e por Eduardo. A retirada de ingressos acontece a partir das 19h na bilheteria.
O CineClubinho do dia 8 traz uma pré-estreia gratuita: a animação brasileira Placa-Mãe, de Igor Bastos, que acompanha a androide Nadi em uma jornada cheia de desafios para lhe garantir o direito de adotar duas crianças, David e Lina.
A sessão, que começa 15h, conta com a presença do diretor Igor Bastos e da diretora de arte Elisa Guimarães. O CineClubinho começa às 14h, no saguão, com Elisa dando uma oficina gratuita de desenho de personagens. Sessão gratuita com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.
E para fechar a semana, na quarta, dia 11, a partir das 20h, acontece a abertura da Mostra de Cinemas Africanos, com a exibição de Black Tea: O Aroma do Amor, uma produção da França, Luxemburgo, Taiwan e Mauritânia, dirigida pelo mauritano Abderrahmane Sissako.
No filme, Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e a Costa do Marfim para trás a fim de começar uma nova vida na China. A sessão é gratuita e contará com a apresentação de Abderrahmane Sissako e a presença da cineasta cabo-verdiana Natasha Craveiro, que tem filme no evento. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado uma hora antes na bilheteria.
Também em Sessão Especial, nos dias 9 e 10/09 acontece a exibição da Trilogia Ruiz-Sarmiento, com a exibição de três longas e um curta do casal de realizadores chilenos que mostram a importância do restauro de filmes. Todas as sessões são gratuitas, e os ingressos podem ser retirados 1h antes na bilheteria.
Na segunda, dia 9/09, acontece a sessão de O Realismo Socialista, iniciado por Ruiz e finalizado 50 anos depois por Sarmiento. O filme atemporal e restaurado, exibido no Festival de San Sebástian em 2023, tem sua estreia brasileira no CineSesc. A sessão é seguida de bate-papo com o pesquisador e professor chileno-hispano Ignacio Del Valle Dávila e a preservacionista brasileira de cinema Débora Butruce.
Na terça, a partir das 18h30, tem a sessão de A Telenovela Errante, apresentada por Filipe Furtado, crítico de cinema e especialista na obra de Raúl Ruiz. Logo depois, a partir das 20h30, tem sessão dupla com o curta de Valeria, Um Sonho Em Cores, e O Tango do Viúvo e seu Espelho Deformador, de Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento, que também levou 50 anos para ser finalizado. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2020.