Há duas décadas, diversas comédias, que acabariam se tornando referência no gênero, estreavam nos cinemas e conquistavam o mundo
Em 2004, nós ainda não sabíamos, mas algumas comédias icônicas, que acabaram se tornando clássicos entre os fãs do gêneros, estavam chegando aos montes nas salas de cinema, como Meninas Malvadas, que eternizou diversos "ensinamentos" para o seu público; e As Branquelas, que até hoje é um fenômeno entre os brasileiros. A seguir, confira a seleção de Rolling Stone Brasil de comédias lançadas em 2004, que completam 20 anos neste ano:
Não havia como abrir essa lista com nenhum filme além de Meninas Malvadas. Não só porque a produção ganhou um remake musical em 2024, mas por manter o seu legado vivo até hoje, graças a bordões clássicos disseminados entre os fãs da época, que carregam até os "ensinamentos" d'As Plásticas, o grupo de patricinhas liderado por Regina George (Rachel McAdams, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura), como a regra de que "às quartas, nós usamos rosa".
Na história, Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma garota criada na selva africana por pais zoólogos, que se muda para a cidade e agora precisa se adaptar a outro tipo de selvageria ao entrar no ensino médio e ser confrontada pelas Plásticas, um grupo de garotas populares de seu novo colégio.
ONDE ASSISTIR: Netflix e Paramount+.
Uma ótima forma de medir o sucesso de As Branquelas é quando a comédia passa na TV aberta: o título logo chega aos assuntos mais comentados das redes sociais. Também marcada por frases icônicas - como "Eu disse gostosa? Quis dizer sebosa, odeio elas!" e "Olha só quem chegou das favelas de Beverly Hills, as caipiranhas de Bevery Hills" -, a história de dois policiais negros, que se disfarçam de patricinhas brancas para cumprir uma missão, acabou conquistando os brasileiros, que a enaltecem até hoje.
ONDE ASSISTIR: Netflix, Prime Video, HBO Max e Globoplay.
Anos antes de Zumbilândia (2009) chegar aos cinemas, Todo Mundo Quase Morto já havia brincado com o subgênero do terror dedicado aos mortos-vivos. No filme, Shaun (Simon Pegg) está decidido a mudar de vida, recuperar a namorada e se resolver com a mãe, mas os seus planos se tornam muito mais difíceis quando zumbis começam a surgir por todos os cantos.
ONDE ASSISTIR: Mubi.
Após estrelarem diversos filmes e séries juntas, criando uma das parcerias de maior sucesso do mundo do entretenimento, as gêmeas Ashley e Mary-Kate Olsen decidiram seguir caminhos diferentes após o lançamento de No Pique de Nova York, o último filme em que atuaram juntas.
No longa, as gêmeas vão parar em Nova York por motivos diferentes: Jane (Ashley) quer conquistar uma bolsa de estudos no exterior e Roxy (Mary-Kate) deseja encontrar a sua banda favorita. Porém, os seus objetivos acabam se misturando em uma aventura divertidíssima por uma das cidades mais caóticas do mundo.
ONDE ASSISTIR: Disponível para aluguel no Prime Video.
Em 2004, Adan Sandler emocionou a todos com a história de Henry Roth, que acabava se apaixonando por Lucy Whitmore (Drew Barrymore), uma mulher cuja memória só dura por um dia, devido a um grave acidente sofrido no passado. Mesmo com medo de compromisso e o desafio para construir uma vida com Lucy, Henry faz de tudo para ter diversas primeiras vezes com a mulher que ama.
ONDE ASSISTIR: Prime Video e Paramount+.
Quem imaginaria que Jennifer Aniston, que havia acabado de colocar um ponto final em sua passagem pela comédia Friends (1994-2004), seria capaz de derrubar O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - até hoje um dos maiores vencedores da história do Oscar - do topo das bilheterias, hein?
Em Quero Ficar com Polly, que foi um sucesso de público nos cinemas em 2004, um corretor de seguros de Nova York (Ben Stiller, Quem Vai Ficar com Mary?) vê a sua vida desmoronar após uma traição de sua esposa e, enquanto tenta controlar as suas neuroses, acaba se descobrindo apaixonado por sua ex-colega de classe, Polly Prince (Aniston).
ONDE ASSISTIR: Star+ e Globoplay.
Comédia? Romance? Drama? Independentemente do gênero, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, estrelado por Jim Carrey (Todo Poderoso) e Kate Winslet (Titanic), acabou se tornando um clássico cult e, até hoje, é considerado um dos melhores filmes do século XXI. Na história, um casal decide passar por um novo tratamento terapêutico para apagar as memórias ruins e salvar o seu relacionamento. Porém, complicações começam a surgir em meio ao processo.
ONDE ASSISTIR: Globoplay.
Ídolo dos adolescentes como Lizzie McGuire, na série homônima, Hilary Duff cresceu para se tornar estrela de comédias românticas. Apesar de a carreira na área não ter sido muito extensa, a atriz e cantora participou de uma das melhores produções do gênero, A Nova Cinderela, que recontava a história do conto de fadas sobre a Cinderela em uma roupagem mais atual, que ainda contava com o galã da época, Chad Michael Murray (One Tree Hill: Lances da Vida), e a então rainha das comédias, Jennifer Coolidge (The White Lotus), no elenco.
ONDE ASSISTIR: HBO Max.
Com Jennifer Garner (Alias: Codinome Perigo) e Mark Ruffalo (Pobres Criaturas) como protagonistas, De Repente 30 já nasceu como um clássico e vive, sem pagar aluguel, nos corações dos fãs de comédias românticas.
Na história, uma garota de 13 anos, descontente com a sua idade e humilhada por colegas de escola em seu aniversário, faz o pedido de se tornar mais velha. Milagrosamente, o desejo é atendido e, no dia seguinte, ela acorda com 30 anos, sem ter ideia de que a vida não fica mais fácil com o tempo.
ONDE ASSISTIR: Netflix.
Quem nunca pensou em fazer um mochilão com os amigos para conhecer diversos lugares do mundo? Bom, é isso o que acontece em Eurotrip: Passaporte para a Confusão, mas o ponto de partida da história de Scott Thomas (Scott Mechlowicz, Poder Além da Vida) não é nada legal.
Após ser traído pela namorada, Fiona (Kristin Kreuk, Smallville), com o vocalista de uma banda de rock, Donny (Matt Damon, Oppenheimer), e ganhar até uma música sobre o acontecimento, o rapaz acaba embarcando em uma viagem pela Europa sem imaginar as aventuras que está prestes a viver.
ONDE ASSISTIR: Globoplay.
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- Wish: O Poder dos Desejos
- Meninas Malvadas: O Musical
- Os Rejeitados
- Segredos de um Escândalo
- Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo
- Anatomia de uma Queda
- Vidas Passadas
- Pobres Criaturas
- Argylle: O Superespião
- O Mal Que Nos Habita