Como Ainda Estou Aqui pode repetir o efeito Parasita no Oscar 2025
Com três vitórias em quatro indicações, filme de Bong Joon-ho foi o grande destaque do Oscar 2020; será que conseguirá repetir o sucesso?
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 28/02/2025, às 17h10
Era noite do dia 9 de fevereiro de 2020 quando a 92ª edição do Oscar aconteceu no Teatro Dolby
Hollywood, em Los Angeles. O filme favorito do público nesta ocasião era o sul-coreano Parasita, dirigido por Bong Joon-ho. Porém, por ser uma produção em língua não-inglesa, as expectativas eram de que levasse apenas na categoria de Melhor Filme Internacional.
No decorrer da cerimônia, o longa surpreendeu ao conquistar Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original - algo muito difícil de acontecer com qualquer produção fora de Hollywood. Então, na hora de revelar a categoria principal da noite, de Melhor Filme, todo mundo se surpreendeu quando Jane Fonda anunciou Parasita como vencedor. Ali, a história foi feita ao vivo e em cores.
Cinco anos depois, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui consegue reconhecimento semelhante
Exatamente depois de cinco edições do principal prêmio do cinema nos Estados Unidos, um filme estrangeiro (fora do eixo da Europa) chega com a mesma força que Parasita, que recebeu quatro indicações. Ainda Estou Aqui, com três nomeações expressivas, não é considerado favorito para levar Melhor Filme, que deve ir para Conclave ou Anora.
No entanto, o filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres conquistou bastante atenção internacional, fora do Brasil. Com grande resultado de bilheteria nos Estados Unidos, Ainda Estou Aqui passou a ser notado pelos gringos, especialmente, após a vitória de Torres na categoria Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro 2025.
O principal rival, digamos, do Brasil no Oscar 2025 é Emilia Pérez, indicado em 13 categorias na premiação. O filme com maior número de indicações neste ano.
No meio da campanha, porém, o filme francês sofreu um grande baque com o resgate de tuítes racistas e preconceituosos feitos pela atriz principal, Karla Sofía Gascón. Além disso, a visão da produção aos olhos do público ficou desgastada, principalmente após notarem o caráter xenofóbico e cheio de esteriótipos que muitos europeus têm em relação ao México/América do Sul.
Mas, e aí? Quais as chances reais de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025?
Com tudo isso que aconteceu em um curto espaço de tempo, Ainda Estou Aqui tem grandes chances de trazer o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para o Brasil. Em todo este período de campanha, a produção se destacou positivamente e foi amplamente aclamado - sem contar a queda de popularidade de Emilia Pérez.
Já em Melhor Atriz, na qual Fernanda Torres concorre com Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância). Apesar de ser dona da melhor atuação de 2024, a brasileira não pode ser considerada favorita, visto que Moore e Madison conquistaram prêmios de expressão nesta temporada.
Em matéria do The New York Times, o jornalista Kyle Buchanan explicou o que poderia levar à vitória de Torres: "Ser a última concorrente a ser vista vale a pena, e ela tem recebido muitos votos de membros da Academia. Com a disputa tão acirrada entre [Demi] Moore [de A Substância] e [Mikey] Madison [de Anora], me pergunto se os votantes não ficarão tentados a escolher Torres como uma alternativa de terceiro partido. Qualquer uma dessas mulheres pode ganhar", justificou.
Além disso, Buchanan argumentou que "Ainda Estou Aquiestá ganhando popularidade tardiamente entre os eleitores", o que poderia levar à vitória na categoria de Melhor Filme Internacional.
+++LEIA MAIS: Onde assistir a Ainda Estou Aqui e mais indicados a Melhor Filme no Oscar 2025?
+++LEIA MAIS: A reação de Martin Scorsese após assistir a Ainda Estou Aqui
+++LEIA MAIS: Walter Salles, Fernanda Montenegro e mais: quem são os brasileiros que votam no Oscar?
+++LEIA MAIS: Jornal britânico lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme
+++LEIA MAIS: The New York Times prevê vitórias de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres no Oscar