Como funciona a votação do Oscar, que termina nesta terça-feira (18)?
A 97ª cerimônia da maior premiação do cinema está marcada para acontecer no dia 2 de março, em Los Angeles, na Califórnia (EUA)
Angelo Cordeiro (@oangelocinefilo)
Publicado em 18/02/2025, às 08h00
Os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsáveis por eleger os vencedores da maior premiação do cinema, têm até esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, para escolher quem leva as estatuetas na 97ª edição do Oscar.
Em 2025, o Brasil concorre com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres (Tapas & Beijos), e Melhor Filme. A seguir, entenda como funciona a votação:
Como funciona a votação?
Todos os membros ativos da Academia — cerca de dez mil — escolhem os vencedores em todas as 23 categorias. O sistema é simples: vence quem obtiver o maior número de votos. Os votos são enviados online, e a apuração é realizada pela PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos envelopes da premiação. Porém, para Melhor Filme, a situação é diferente.
Como funciona a votação em Melhor Filme?
Neste caso, os membros classificam os dez indicados em ordem de preferência. O filme que aparecer em primeiro lugar em, pelo menos, 50% das listas é eleito o vencedor. Caso nenhum dos filmes consiga a porcentagem, aquele que teve o menor número de votos é eliminado da disputa e tem os votos redistribuídos seguindo as escolhas dos votantes para a segunda colocação e assim sucessivamente.
E após a votação dos membros?
Após a apuração, dois sócios da auditoria PricewaterhouseCoopers ficam com as maletas com os envelopes da premiação, que serão abertos apenas durante a cerimônia, que acontece no próximo dia 2 de março no Kodak Theatre, em Los Angeles, na Califórnia (EUA).
Onde assistir ao Oscar 2025?
No Brasil, a 97ª cerimônia do Oscar será exibida pela TNT e a Max no dia 2 de março, a partir das 21h (pelo horário de Brasília), com apresentação de Ana Furtado, que assume o posto pelo terceiro ano consecutivo, mesmo após críticas ao seu desempenho nos últimos anos.
Além disso, a Globo, que abriu mão dos direitos de exibição do Oscar há alguns anos, confirmou que irá transmitir a cerimônia deste ano devido às indicações de Ainda Estou Aqui, um produção original do Globoplay, serviço de streaming da empresa. Confira o anúncio:
Ver essa foto no Instagram
Qual é a história de Ainda Estou Aqui?
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aquié ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.
Além de Fernanda Torres, o longa ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. Assista ao trailer:
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
Ver essa foto no Instagram
LEIA A MATÉRIA ORIGINAL EM: Como funciona a votação do Oscar, que termina nesta terça-feira (18)?
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Baby
- Babygirl
- A Semente do Fruto Sagrado
- Aqui
- Maria Callas
- Luiz Melodia: No Coração do Brasil
- Lobisomem
- MMA - Meu Melhor Amigo
- Anora
- Conclave
- Emilia Pérez
- Setembro 5
- A Verdadeira Dor
- Acompanhante Perfeita
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Sing Sing