Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / TRAUMÁTICO

Como o 11 de setembro inspirou Meryl Streep a fazer Mamma Mia!

Musical é embalado pelas canções do grupo Abba e conta com elenco cheio de nomes importantes

Igor Miranda
por Igor Miranda

Publicado em 24/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atentado ao World Trade Center e Meryl Streep (Foto: Spencer Platt/ Getty Images e Noam Galai/Getty Images)
Atentado ao World Trade Center e Meryl Streep (Foto: Spencer Platt/ Getty Images e Noam Galai/Getty Images)

Entre os filmes mais populares de Meryl Streep, está Mamma Mia! (2008), baseado no musical homônimo embalado pelas canções do grupo Abba. Curiosamente, a inspiração da atriz a participar do longa veio de algo inesperado: os atentados de 11 de setembro de 2001.

Em entrevista de 2023 à Vogue, Meryl Streep explicou como a tragédia a motivou a participar de Mamma Mia!. Primeiro, lembrou que muitos pais da escola na qual seus filhos estudavam perderam a vida em meio ao ataque terrorista.

Ela disse:

Meus filhos estavam todos na escola em Nova York em setembro de 2001 e 11 pais de lá morreram nos ataques. Foi um evento extremamente traumático para todos na cidade e Mamma Mia! se tornou importante para mim e minha família na época.”

Na sequência, a artista revelou essa ligação de sua família com a obra. Pouco tempo após os ataques, levou uma das filhas e suas amigas para assistir ao musical, resultando em uma ótima memória durante um período difícil.

Quando recebi cinco meninas para entreter no aniversário da minha filha, eu decidi levar todas elas para conferir a peça e foi uma das coisas mais gloriosas. As pessoas se levantavam dos assentos e dançavam nos corredores.”
Meryl Streep no lançamento de 'Mamma Mia!' em 2008 (Foto: Sean Gallup/Getty Images)

Meryl Streep no filme

Por conta dessa lembrança, Streep não pensou duas vezes ao descobrir o convite para estrelar a adaptação para os cinemas alguns anos mais tarde. Chegou ao ponto de descartar outras propostas que tinha na mesa.

Me recordo do meu agente me ligando para discutir três propostas que ele considerava interessante. Todas soavam muito pesadas e sérias e aí, no final da ligação, me disse: ‘Ah, quase esqueci de dizer — você provavelmente vai dar risada — mas o pessoal de Mamma Mia! quer você. Vou dizer para eles que você vai recusar’. Eu logo falei: ‘Deus, não! Eu quero fazer esse!’.”

Sobre Mamma Mia!

Mamma Mia! tem como enredo uma jovem noiva que convida em segredo três ex-namorados de sua mãe para seu casamento. Ela deseja aproveitar a ocasião para descobrir qual deles é seu pai biológico.

O filme é embalado pelas canções do Abba e ainda teve Benny Andersson, um dos integrantes do grupo, como compositor de músicas adicionais. Além de Meryl Streep, o elenco de Mamma Mia! é composto por diversos nomes de destaque, como Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard, Julie Walters, Colin Firth e Dominic Cooper.

Apesar de ter recebido críticas apenas medianas, Mamma Mia! foi um sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 694,6 milhões — com um orçamento de US$ 52 milhões. Uma sequência, Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!, foi lançada em 2018 e teve o retorno de boa parte do elenco original.

Colaborou: Augusto Ikeda.

+++LEIA MAIS: Lembranças do 11 de Setembro de 2001 [Arquivo RS]

+++LEIA MAIS: Mamma Mia!: Meryl Streep e outros atores da franquia pedem terceiro filme: 'Faria qualquer coisa'

Igor Miranda

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.