Falta de oportunidades fez artista cogitar desistir, mas persistência levou ao sucesso
Publicado em 12/11/2024, às 08h00
Pedro Pascal se tornou um dos atores mais desejados — e ocupados — dos últimos anos. O simples fato de ser escalado para um trabalho atrás do outro, seja para o cinema ou para a TV, apenas reforça esse fato.
No entanto, a história poderia ter sido diferente. O chileno-argentino quase desistiu da atuação devido à falta de oportunidades.
Em entrevista de 2023 à Esquire, Pascal revelou que, nos anos 1990, trabalhou como garçom enquanto tentava fazer testes para papéis na TV e em comerciais. Todavia, não conseguiu trabalhos na área.
Ele, então, revelou o que o motivou a não desistir de tentar carreira na atuação:
Toda hora eu só levava chute na b#nda. Eu tive tantas mortes. Acho que minha própria determinação e a falta de habilidade com outras coisas foram o que me fizeram continuar insistindo.”
Apesar da fala, o ator nascido no Chile e radicado nos Estados Unidos teve mais uma ajuda para continuar na atuação: o apoio da colega de profissão e amiga Sarah Paulson. Em uma ocasião (via NME), a atriz disse ter emprestado dinheiro para Pascal conseguir se sustentar nessa época difícil de sua vida.
Algumas vezes, eu dava para ele o dinheiro que ganhava com um algum trabalho para que pudesse se alimentar.”
Por mais que continuasse determinado em se tornar um ator de destaque, Pedro Pascal afirmou ter colocado um limite para encontrar o trabalho que deixasse seu nome conhecido. Caso contrário, teria desistido de vez da atuação.
Minha visão era de que se não conseguisse um grande tempo de exposição até meus 29 anos de idade, seria o fim para mim. Então, estava constantemente reajustando o significado de comprometer minha vida a essa profissão e desistindo da ideia que tinha dela quando era criança. Por um momento, pensei: ‘você está com seus quarenta (anos) e não tem uma casa? Cresça’. Existiam tantas razões boas para abrir mão dessa ilusão.”
Sorte do ator que ele continuou insistindo até conseguir o papel responsável por alavancar sua carreira — e indo além deste limite imposto por ele mesmo: o de Oberyn Martell na quarta temporada de Game of Thrones, lançada em 2014, quando já tinha 39 anos. A partir daí, passou a gravar um trabalho atrás do outro.
Nos cinemas, Pedro Pascal participou de filmes como Kingsman: O Círculo Dourado (2017), O Protetor 2 (2018) e Mulher-Maravilha 1984 (2020). Já na televisão, se destacou por suas aparições nas séries Narcos, The Mandalorian e The Last of Us.
Sua lista de próximas obras inclui Gladiador II, o novo filme do Quarteto Fantástico (agora parte do Universo Cinematográfico Marvel) e The Mandalorian & Grogu (longa da série do Disney+), além da 2ª temporada de The Last of Us.
+++LEIA MAIS: Pedro Pascal e Bella Ramsey retornam em prévia do 2º ano de The Last of Us
+++LEIA MAIS: Sarah Paulson relembra ajuda de Matthew Perry em teste; entenda
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.