PREMIAÇÃO

Condenado à prisão no Irã, Jafar Panahi vence três prêmios no Gotham Awards 2025

Foi Apenas um Acidente, do diretor iraniano, venceu três categorias na premiação do cinema independente: Melhor Direção, Melhor Roteiro original e Melhor Filme Internacional

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Condenado à prisão no Irã, Jafar Panahi vence 3 prêmios no Gotham Awards 2025-2249465780 (Dia Dipasupil/WireImage)

A segunda-feira, 1º de dezembro, foi de notícias discrepantes para o diretor iraniano Jafar Panahi. Poucas horas depois de ser condenado a um ano de prisão no Irã, sob acusação de “propaganda” contra o regime, o cineasta se consagrou na 35ª edição do Gotham Awards com três prêmios pelo filme Foi Apenas um Acidente – leia a nossa crítica do filme clicando aqui.

Foi Apenas um Acidente, candidato da França ao Oscar 2026 e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, venceu nas categorias de Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional — maior número de prêmios para um mesmo longa na cerimônia. Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson, foi eleito o Melhor Filme.

Ao receber o prêmio de Melhor Roteiro Original, o Jafar Panahi foi ovacionado e dedicou a vitória aos “cineastas independentes do Irã e do mundo”, mandando um recado direto ao palco americanos: “É importante ter integridade e defender aquilo em que você acredita”.

O Agente Secreto sai sem prêmios

O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorria a Melhor Atuação com Wagner Moura e a Melhor Roteiro Original, mas deixou a cerimônia sem troféus. No entanto, vale lembrar que a premiação não costuma ser um termômetro para o Oscar. Em 2025, Ainda Estou Aqui não chegou a receber indicações no Gotham Awards. Já em 2024, o longa Um Homem Diferente venceu Melhor Filme, superando Anora, que venceu o Oscar.

Lista completa de vencedores do Gotham Awards 2025:

  • Melhor Filme: Uma Batalha Após a Outra — Paul Thomas Anderson

  • Melhor Filme Internacional: Foi Apenas um Acidente — Jafar Panahi

  • Melhor Direção: Jafar Panahi — Foi Apenas um Acidente

  • Melhor Roteiro Original: Jafar Panahi — Foi Apenas um Acidente

  • Melhor Primeira Direção: Akinola Davies Jr. — A Sombra do Meu Pai

  • Melhor Atuação Principal: Sopé Dìrísù — A Sombra do Meu Pai

  • Melhor Atuação Coadjuvante: Wunmi Mosaku — Pecadores

  • Melhor Documentário: My Undesirable Friends: Part I – Last Air in Moscow

LEIA TAMBÉM: ‘O Agente Secreto’ é a indicação do Brasil ao Oscar por um bom motivo

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Foi Apenas um Acidente, gotham awards, jafar panahi