Conheça Ainda Estou Aqui, que pode representar o Brasil no Oscar 2025
Longa com Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello estreou no Festival de Veneza e foi elogiadíssimo pelos presentes
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
No último domingo, dia 1º de setembro, Walter Salles (Na Estrada) lançou Ainda Estou Aqui, seu primeiro longa brasileiro após Linha de Passe, de 2008, durante o Festival de Veneza, que acontece até o próximo dia 7 de setembro.
Aplaudido por cerca de dez minutos após a exibição, o longa saiu como um forte candidato para representar o Brasil no Oscar 2025. Além disso, a atuação de Fernanda Torres (Fim) também ganhou destaque internacionalmente, o que pode levar a atriz a figurar na categoria de Melhor Atriz entre as principais premiações da temporada 2024-2025.
Qual é a história de Ainda Estou Aqui?
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, a produção conta a história da mãe do autor, Eunice, que lutou para descobrir o paradeiro do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.
Além de Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui também conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. Assista ao primeiro trailer do filme:
Repercussão internacional
O jornal britânico The Guardian definiu o filme como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do país”. O veículo ainda destacou a “performance incrível” de Fernanda Torres, que interpreta Eunice.
A Variety resumiu a produção como um “retrato profundamente comovente da memória sensorial de Walter Salles sobre uma família — e uma nação — rompida”. Para a publicação, o longa é “notável em sua graça e naturalidade”, além de “doloroso e belo”. Por fim, além de elogios a Torres, também sobraram cumprimentos à fotografia de Adrian Teijido, que dá a “textura de uma história que não está sendo contada, mas lembrada”.
O Deadline afirmou que Fernanda Torres deve figurar entre os concorrentes aos prêmios de cinema por sua atuação no longa e ainda elogiou a participação de Fernanda Montenegro — mãe de Torres e indicada ao Oscar por Central do Brasil, também de Salles —, que assume o papel de Eunice em uma segunda fase: “Mãe e filha, ícones do cinema brasileiro, aparecendo no mesmo filme”, destacou o site.
Aplausos e lágrimas
Depois da exibição em Veneza, Ainda Estou Aqui levou o público às lágrimas, incluindo Marcelo Rubens Paiva, que esteve presente na sessão. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver Fernanda Torres, Selton Mello e Walter Salles emocionados com a recepção positiva ao longa, que ainda não tem data para chegar aos cinemas brasileiros:
Ver essa foto no Instagram