ENTREVISTA

Criolo celebra vitórias de ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: ‘Atos de coragem’

Novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), estrelado por Wagner Moura (Ladrões de Drogas), levou dois prêmios na 83ª edição da premiação

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Criolo celebra vitórias de 'O Agente Secreto' e Wagner Moura no Globo de Ouro 2026: 'Atos de coragem' (Fotos: Divulgação)

Na noite do último domingo (11), O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), fez história na 83ª edição do Globo de Ouro. Após o sucesso de Ainda Estou Aqui no ano passado, que rendeu a Fernanda Torres o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, a produção foi premiada nas categorias de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama com Wagner Moura (Ladrões de Drogas), tornando-se o primeiro filme brasileiro a conquistar duas estatuetas na premiação.

Em entrevista exclusiva à Rolling Stone Brasil, o cantor e rapper Criolo celebrou as vitórias de O Agente Secreto, classificando a história do longa, que traz um retrato da vida de um professor universitário em fuga em meio ao regime militar brasileiro, como um “ato de coragem”:

“É inspirador, porque é um filme de muita coragem. São histórias para serem contadas para uma expansão, para mostrar ao mundo como é por aqui, como as coisas se dão por aqui. Acho que são atos de coragem. Acho que se premia a coragem, a força da cultura brasileira, o trabalho incessante por uma busca por justiça”, afirmou.

“Então, quando essas histórias quando ganham o coração das pessoas ao redor do mundo, ganham esse reconhecimento, mostram que existe um caminho. Desde a Fernanda [Torres], no ano passado, e agora o Wagner [Moura] trazendo essas felicidades pra gente. Pessoas que são extremamente incríveis e, uma coisa que é importante, pessoas que são amadas pelo nosso povo. São pessoas que fazem parte da nossa família”, continuou o rapper.

Fernanda é uma coisa que não dá para explicar. É incrível! E o Wagner, do jeito dele, conquistando o seu espaço, galgando, construindo a sua própria história, sendo protagonista do seu próprio caminho, ele chega nesse momento tão mágico e essa força da cultura brasileira, essa força individual dele, enquanto ser, enquanto estudioso, enquanto pessoa que dedicou sua vida toda a isso, dividir isso para contar uma história maior, uma história de Brasil”, celebrou Criolo.

“É uma coisa que vai além desse nome, vai além desse troféu, vai além de tudo. É representar o Brasil muito mais profundo, não esquecido, por muitos banalizado e que se apresenta e o planeta dá essa resposta, de que essas histórias devem ser contadas e que a gente possa pensar numa construção de sociedade muito mais justa, uma construção de nação em que todos possam ser acolhidos da melhor forma possível, e que nós não passemos mais por essas dores, por esses medos, que a gente possa seguir com tranquilidade, com serenidade, que é o que o nosso povo respira, transpira e passa para todo o mundo. As pessoas amam o Brasil e não é à toa. As pessoas amam nosso povo. Nosso povo brasileiro é único, é incrível, é espetacular”, ainda disse.

“A gente amanhece em festa. Para além da festividade, a gente amanhece em reconhecimento desse nosso irmão, que é única, histórico”, continuou o artista. “E, junto a isso, vem apresentando uma coisa que é extremamente importante. Quando a gente pensa em fazer um filme, quantas vagas de emprego são abertas? Essa cadeia econômica. Então, a gente começa a pensar também que isso é ganha pão, a gente começa a pensar que isso move a economia da nação. E isso é potente.”

“Para quem tem um olhar diferente sobre a cultura do país, ficam aí esses exemplos e tantos outros exemplos de que é possível fazer uma arte com esse olhar carinhoso à nossa nação, ter vaga de trabalho, ter uma rede que se sustenta e que isso possa aumentar cada vez mais”, finalizou Criolo.

Qual é a história de O Agente Secreto?

Em O Agente Secreto, Marcelo (Wagner Moura) é um professor universitário que, procurado por atividades subversivas, foge para Recife. No entanto, ao chegar na cidade, onde acredita que está seguro até conseguir fugir do país com o filho pequeno, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.

Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési. Assista ao trailer da novidade a seguir:

LEIA TAMBÉM: Com O Agente Secreto premiado, confira a lista completa de vencedores do Globo de Ouro 2026

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Criolo, globo de ouro, Globo de Ouro 2026, kleber mendonça filho, O Agente Secreto, wagner moura