DECLARAÇÃO

Diretor de Lilo & Stitch responde às críticas sobre final do live-action

Alteração no final da história foi vista por muitos fãs como uma traição à mensagem central do filme original

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Diretor de Lilo & Stitch responde às críticas sobre final do live-action
Diretor de Lilo & Stitch responde às críticas sobre final do live-action - Divulgação/Walt Disney Pictures

O texto a seguir contém spoilers sobre o live-action de Lilo & Stitch

O diretor Dean Fleischer Camp respondeu às críticas sobre as mudanças no final do live-action de Lilo & Stitch, que segue em cartaz nos cinemas. A principal controvérsia gira em torno da decisão de Nani de entregar a guarda de Lilo ao governo havaiano para seguir seu sonho de estudar biologia marinha na Universidade da Califórnia, em San Diego. Essa alteração foi vista por muitos fãs como uma traição à mensagem central do filme original: “Ohana significa família. Família significa que ninguém é deixado para trás ou esquecido” .

Camp justificou a mudança como uma tentativa de refletir de forma mais realista os desafios enfrentados por Nani, ampliando o conceito de ‘Ohana’ para além das definições tradicionais. Ele explicou que a decisão visava oferecer uma perspectiva moderna sobre a busca de sonhos pessoais sem negar os laços familiares.

Simplesmente pareceu a coisa certa a fazer. Considerando que Nani, que eu sempre achei que tinha óculos cor-de-rosa demais para alguém na situação dela, era muito inteligente e teve que abandonar muitos desses sonhos ou adiá-los porque precisava cuidar da irmãzinha e herdou toda essa responsabilidade quando era tão jovem. Parecia que ela não teria tanta facilidade em aceitar a ideia de ‘Ninguém fica para trás’, porque certamente pensaria: ‘Bem, estou com dificuldades aqui’. Então isso influenciou a abordagem que adotamos para a história, para o arco entre as duas irmãs e para a resolução final“.

Outra mudança significativa foi a exclusão do personagem Capitão Gantu, antagonista principal da animação original. Camp explicou que Gantu não se adaptava bem ao formato live-action e que a decisão permitiu um foco emocional mais profundo nas relações centrais, especialmente entre Lilo e Nani.

Além disso, o personagem Pleakley, conhecido por se disfarçar com roupas femininas na animação de 2002, teve essa característica removida no remake. Camp revelou que tentou incluir esse aspecto, chegando a desenvolver artes conceituais, mas a versão final do filme acabou sendo diferente. Ele afirmou: “Eu tentei, eu tentei“.

Qual é a história de Lilo & Stitch?

Lilo & Stitch acompanha Lilo, uma amante dos animais, que encontra um cachorro um tanto diferente e decide adotá-lo. Entretanto, o animalzinho, na verdade, é o alienígena Stitch, considerado um dos criminosos mais perigosos da galáxia, que acaba criando uma forte amizade com a garota.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fandango (@fandango)

 

Chris Sanders, dublador oficial de Stitch, retorna no novo filme e ganha a companhia da jovem atriz Maria Kealoha como LiloHannah Waddingham (Ted Lasso), Billy Magnussen (Matador de Aluguel), Tia Carrere (Caçadora de Relíquias), Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case!), Courtney B. Vance (Grotesquerie) e Jason Scott Lee (Mulan), entre outros, também estão no elenco. Assista ao trailer:

Fontes: EW, Business Insider e People

LEIA TAMBÉM: Lilo & Stitch: Tudo que você precisa saber antes de assistir ao live-action


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Dean Fleischer Camp, Disney, Lilo & Stitch