Disney além dos EUA: 8 animações em outros países, de Rio a Encanto [LISTA]
Muitas animações da Disney ultrapassam as fronteiras dos EUA e retratam culturas de diferentes países ao redor do mundo
Redação
Os filmes da Disney transbordam magia por meio de personagens carismáticos, narrativas fantasiosas e cenários encantadores. De forma minuciosa, o estúdio constrói mundos que parecem, ao mesmo tempo, um sonho e uma realidade.
Essa mistura talvez seja resultado de processos extremamente criativos inspirados em pessoas, países e culturas reais. Toy Story (1995), Lilo & Stitch (2002), Os Incríveis (2004), Carros (2006), A Princesa e o Sapo (2009), Divertida Mente (2015) e Soul (2020) são alguns filmes que fazem retratos fantásticos dos Estados Unidos.
+++ LEIA MAIS: Eternos: Quando filme do MCU chega ao Disney+?
Mas, muito além dos EUA, a Disney e suas empresas subsidiárias também investiram em narrativas inspiradas em outros lugares do mundo, da América à Ásia. Pensando nisso, separamos oito animações disponíveis no Disney+ para você viajar pelo mundo. Confira:
Mulan (1998) – China
“Mulan descobre que seu pai, já ancião, é convocado a se alistar no exército para defender a China dos terríveis invasores Hunos! Em um ato de valentia e generosidade, Mulan se disfarça de homem e toma o lugar do pai no Exército Imperial. Uma antiga lenda chinesa magicamente se transforma em uma aventura inesquecível, repleta de emoção, heroísmo e humor.”
A Nova Onda do Imperador (2000) – Peru
“Divirta-se com Kuzco, um arrogante imperador que é transformado por sua conselheira em uma lhama. Agora ele vai precisar da ajuda de um simpático camponês chamado Pacha para poder recuperar o trono do conselheiro ambicioso que o roubou e, quem sabe, virar um humano novamente.”
Procurando Nemo (2003) – Austrália
“Quando Nemo, um jovem peixe-palhaço é capturado inesperadamente, seu pai Marlin se vê obrigado a embarcar em uma emocionante aventura de resgate. No caminho ele conhece Dory, uma peixinha muito divertida que vai ajudá-lo a enfrentar tubarões, águas-vivas e muito mais.”
+++ LEIA MAIS: Gavião Arqueiro: Jeremy Renner nunca se imaginou vivendo o herói aos 50 anos
Ratatouille (2007) – França
“Em um dos melhores restaurantes de Paris, Remy, um determinado rato jovem, sonha em se tornar um renomado chef francês, desencadeando uma hilária série de acontecimentos.”
Rio (2011) – Brasil
“Quando Blu, uma arara domesticada que mora numa pequena cidade de Minnesota, conhece a independente Jewel, começa uma aventura em direção ao Rio de Janeiro com a parceira de seus sonhos.”
Viva – A Vida É Uma Festa (2017) – México
“Viva – A Vida É Uma Festa conta a história de Miguel, que sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Para provar seu talento, Miguel vai à pitoresca Terra dos Mortos, seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Ao longo do caminho, ele conhece o trapaceiro Hector e juntos partem em uma jornada para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel.”
Luca – Itália (2021)
“Ambientado na bela Riviera Italiana, este longa-metragem da Disney e da Pixar acompanha as aventuras do garoto Luca durante um verão inesquecível ao lado de seu amigo Alberto. Mas um grande segredo ameaça colocar fim à diversão: abaixo da superfície da água, eles são monstros marinhos! Luca tem direção de Enrico Casarosa e produção de Andrea Warren.”
+++ LEIA MAIS: Shang-Chi: Por que estreia no Disney+ causou polêmica na China?
Encanto (2021) – Colombia
“Encanto, do Walt Disney Animation Studios, com canções inéditas do premiado Lin-Manuel Miranda, conta a história dos Madrigals, uma família extraordinária que vive em uma casa mágica nas montanhas colombianas. Quando Mirabel, a única normal por perto, descobre que a magia de sua casa está em perigo, ela pode ser a última esperança de sua família.”