Produzido em tempos de covid-19, Duna, de Denis Villeneuve, antecipou o confinamento forçado para 'encontrar o real significado' do filme
Um dos filmes mais aguardados de 2021, Duna chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta, 21 de outubro. Com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, Oscar Isaac e muitos outros no elenco, o longa promete se consagrar como uma história de ficção científica épica. O diretor Denis Villeneuve explicou como, na verdade, a intenção era provocar uma reflexão sobre isolamento.
Adaptado dos livros de Frank Herbert da década de 1960, o primeiro filme de Duna estreou em 1984, dirigido por David Lynch e com Kyle MacLachlan, Sting, Francesca Annis e Patrick Stewart. Muito influenciado, claro, pelo clássico Star Wars (1977), Villeneuve quis inovar com sua nova versão e repetir a grandiosidade do livro.
There was spice in the air last night at the UK Special Screening Event! #DuneMovie is coming this Friday! Get tickets: https://t.co/bkeU149xXXpic.twitter.com/tquhPl2nry
— DUNE (@dunemovie) October 19, 2021
De acordo com informações do jornal O Globo, todo o processo de produção de Duna foi fortemente impactado pela pandemia de covid-19 e o consequente isolamento. No entanto, pouco menos de um ano antes do confinamento forçado, Villeneuve levou todo o elenco para filmar nos desertos de Wadi Rum, na Jordânia, e de Rub’ Al Khali, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Foi como um exercício para "encontrar o real significado desta Duna," segundo o diretor.
"Quando pensei em Duna, um dos meus focos centrais era o de fazer uma reflexão sobre o isolamento," explicou Villeneuve. O cineasta também contou como queria "traduzir o impacto do deserto na nossa alma," como um espelho da condição humana, "um espaço que transporta você para o seu interior."
Baseado nos romances de Frank Herbert, Duna (2021) é uma história de ficção científica a qual acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem de família aristocrata em um futuro distópico, forçado a fugir para o deserto. Com isso, conhece Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis. Dirigido por Denis Villeneuve, Duna chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 21 de outubro. Confira o trailer abaixo: