Eddie Murphy diz que só fez uma audição em toda a carreira; qual foi?
Ator e comediante relembra trajetória incomum no documentário Number One on the Call Sheet, da Apple TV+
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 31/03/2025, às 12h45
Eddie Murphy, de 63 anos, revelou que só precisou fazer uma única audição em toda a carreira — e foi para entrar no elenco do Saturday Night Live. A declaração faz parte do documentário Number One on the Call Sheet, produção em duas partes da Apple TV+, que estreou em 28 de março.
No episódio “Black Leading Men in Hollywood”, dirigido por Reginald Hudlin, o astro de Um Tira da Pesada (1984) conta que sempre acreditou no próprio sucesso.
“Comecei por volta dos 16 anos e já dizia: ‘Vou ser famoso’. Me dei até os 21 pra isso acontecer. Eu tinha 19 na época”, afirma o ator em uma gravação de arquivo exibida no filme.
“Quando eu tinha 19 anos, eu consegui o Saturday Night Live , e as coisas simplesmente começaram a acontecer. Eu não passei por todas as coisas que muitos atores passam, eu não passei por audições.
Eu tive uma audição em toda a minha vida. Eu acho que eu sou o único ator que poderia dizer isso. Eu tive uma audição. Foi para o Saturday Night Live ”, disse Murphy.
:max_bytes(150000):strip_icc():focal(725x385:727x387):format(webp)/snl-eddie-murphy-chevy-chase-april-1981-041524-41e2eced66a24c99a2bf10dc35489b2b.jpg)
Ao ser contratado pelo programa humorístico em 1980, Murphy tinha apenas 19 anos e se tornou o segundo ator negro a integrar o elenco regular, depois de Garrett Morris. No ano seguinte, estreou no cinema em 48 Horas(1982), e desde então emplacou sucessos como Trocando as Bolas (1983), Um Príncipe em Nova York (1988) e Boomerang(1992).
No documentário, Murphy também comenta os conselhos que recebeu de figuras influentes de Hollywood e da música. Sidney Poitier, por exemplo, o desestimulou a interpretar Alex Haley em uma adaptação de A Autobiografia de Malcolm X, enquanto James Brown sugeriu que ele escondesse dinheiro no mato para evitar impostos.
“Eu disse: ‘Mas o governo pode tomar sua terra também’. E ele respondeu: ‘Mas não vai saber onde está o dinheiro’. Isso é verdade. Esse era o tipo de conselho que eu recebia”, contou.
Segundo Murphy, sua ascensão rápida e atípica dificultava a troca com gerações anteriores: “Eles não tinham uma referência para mim”.
O documentário Number One on the Call Sheet está disponível no Apple TV+ e também traz depoimentos de Denzel Washington, Morgan Freeman, Jamie Foxx e Will Smith.