‘Casa de Dinamite’: Entenda o final angustiante (e misterioso) do filme da Netflix
Roteirista do longa, Noah Oppenheim, afirma que o ponto do thriller da Netflix não é saber se o míssil explodiu, mas questionar se ‘uma pessoa deveria ter o poder de decidir o destino da humanidade’
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
O thriller político Casa de Dinamite, da diretora Kathryn Bigelow, estreou na Netflix na última sexta, 24, e, em apenas um dia, tornou-se o filme Número 1 da plataforma. No entanto, o longa estrelado por Idris Elba (Chefes de Estado) e Rebecca Ferguson (Silo) deixou os espectadores angustiados com um final em aberto que não responde às duas perguntas centrais da trama.
O filme, que acompanha os 18 minutos de tensão após o lançamento de um míssil contra os Estados Unidos, termina sem que o público saiba se o míssil (ICBM) realmente detonou sobre Chicago, ou qual decisão o presidente, vivido por Elba, tomou em retaliação. Em entrevista ao Decider, o roteirista Noah Oppenheim (ex-presidente da NBC News) explicou por que essa ambiguidade foi intencional.
Oppenheim revelou que, embora ele saiba as respostas para ambas as perguntas, elas “são irrelevantes para as questões que estamos tentando levantar”. Segundo ele, o verdadeiro terror do filme está na premissa: “A primeira [questão] é: deveria uma pessoa ter o poder de decidir o destino de toda a humanidade, com pouca preparação e apenas minutos para decidir, enquanto simultaneamente foge para salvar a própria vida? Isso já deveria ser assustador o suficiente, independentemente do que acontece depois.”
O roteirista enfatizou que nunca considerou um final alternativo. A intenção do filme, segundo ele, é ser “um chamado à atenção e um convite a uma conversa” sobre a realidade das armas nucleares, que “continuam à espreita no fundo de nossas vidas”. O próprio elenco apoiou a decisão. Idris Elba disse ao Screen Rant que não queria saber a decisão de seu personagem, pois era uma escolha impossível entre “o sacrifício de 10 milhões de pessoas morrendo versus o planeta inteiro”.

Qual é a história de Casa de Dinamite?
Terceira parte de uma trilogia da diretora sobre dilemas político-militares, após Guerra ao Terror e A Hora Mais Escura (2012), Casa de Dinamite acompanha os funcionários da Casa Branca em uma corrida contra o tempo para identificar a autoria e definir uma resposta adequada para o lançamento de um míssil não identificado contra os Estados Unidos.
Quem está no elenco de Casa de Dinamite?
Com roteiro de Noah Oppenheim (Jackie), Casa de Dinamite conta com Idris Elba (Luther), Rebecca Ferguson (Duna), Gabriel Basso (O Mundo Imaginário de Cameron Post), Jared Harris (Chernobyl), Tracy Letts (Lady Bird), Anthony Ramos (Em um Bairro de Nova York), Moses Ingram (Obi-Wan Kenobi), Jonah Hauer-King (A Pequena Sereia), Greta Lee (Vidas Passadas), Renée Elise Goldsberry (Hamilton) e Jason Clarke (O Primeiro Homem) no elenco.
Onde assistir ao filme Casa de Dinamite?
Lançado no início do mês em cinemas selecionados, Casa de Dinamite está disponível no catálogo da Netflix, sem custos adicionais para os assinantes do serviço de streaming. Assista ao trailer:
FONTE: SCREENRANT
LEIA TAMBÉM: 14 séries para quem amou ‘Ninguém Quer’