Filme da Apple deveria estrear no segundo semestre de 2022, mas vai sair só em 2023 após polêmica envolvendo Smith
A estreia do filme Emancipation, que seria o primeiro lançamento com Will Smith após o tapa em Chris Rock no Oscar deste ano, foi adiada pela Apple, segundo informações da revistaVariety.
Emancipation seria uma das apostas do streaming da Apple para a próxima temporada de premiações no universo cinematográfico. Com o escândalo de Smith, o filme pode acabar sendo prejudicado pela banca de jurados.
Escrito por Bill Colage e dirigido por Antoine Fuqua, Emancipation mostra a história de um escravo que foge de seu proprietário nas plantações do sul dos Estados Unidos.
O filme deveria estrear no segundo semestre de 2022, mas a Apple Original Films afirmou que o longa-metragem vai sair apenas em 2023, ainda sem data definida. A produção sofreu vários atrasos com a mudança do local de filmagens da Geórgia para a Louisiana, por conta dos protestos às leis de restrição de voto do estado, à destruição causada pelo furacão Ida e à pausa devido aos casos de covid em agosto de 2021.
Outro fator importante para adiar o lançamento de Emancipation seria a extensa lista de novos filmes feitos pela Apple, já que algumas das produções tem grandes chances de serem indicadas.
A decisão da Apple foi tomada um mês depois de Will Smith ser proibido de ir a todos os eventos organizados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo o Oscar, por 10 anos.
A decisão foi tomada pelos diretores da instituição, como punição pelo tapa que deu em Chris Rock na premiação de 2022. Antes da decisão oficial, o ator já havia renunciado como membro da Academia.
A medida não impede que Will Smith seja indicado ao prêmio neste período e nem tira a estatueta que ele ganhou de melhor ator em 2022.