VERDADE OU FICÇÃO

Quem é Faye Romano, do filme de Bruce Springsteen? Ela existiu?

A mãe solteira que serve de par romântico para Bruce Springsteen no longa é interpretada pela atriz Odessa Young, que cresceu fã do cantor

Pedro Hollanda

Faye Roman, personagem de Odessa Young no filme Springsteen: Salve-me do Desconhecido (Foto: reprodução / YouTube)
Faye Roman, personagem de Odessa Young no filme Springsteen: Salve-me do Desconhecido (Foto: reprodução / YouTube)

Cinebiografia de Bruce Springsteen, o filme Springsteen: Salve-me do Desconhecido chega aos cinemas brasileiros dia 30 de outubro. A obra narra como um dos maiores cantores de rock dos Estados Unidos chegou a um de seus discos mais audaciosos, Nebraska (1982).

Perguntas serão feitas especialmente sobre o que é verdade e ficção. E toda produção cinematográfica envolve um certo grau de fantasia, algo chamado licença poética.

Faye Romano, a mãe solteira que serve como par romântico de Springsteen ao longo do filme, é um desses casos. A personagem interpretada por Odessa Young não é real. No entanto, ela foi criada a partir de várias mulheres na órbita do cantor nessa época.

Jeremy Allen White como Bruce Springsteen e Odessa Young como Faye Romano (Foto: cortesia do 20th Century Studios)
Jeremy Allen White como Bruce Springsteen e Odessa Young como Faye Romano (Foto: cortesia do 20th Century Studios)

Odessa Young e Faye Romano

Odessa Young, inclusive, obteve elogios do diretor do filme, Scott Cooper, por sua performance. Em uma entrevista à Vanity Fair, o cineasta descreveu a capacidade dela de transmitir emoção sem dizer nada.

Ele falou:

“Sua placidez e habilidade de comunicar tudo com seus olhos são pontos muito fortes. Ela consegue demonstrar um espectro enorme de emoções – tristeza, determinação, esperança – sem precisar de uma palavra.”

Young, por sua vez, não mede palavras para descrever sua admiração pela música de Bruce Springsteen e o quão feliz está de participar desse projeto. Em entrevista à Variety, a atriz australiana contou sobre o papel que a música de The Boss teve em sua criação e a determinação dela estar envolvida.

Ela disse:

“Eu cresci numa casa fã de Springsteen. Eu passei meu 15o e 16o aniversário em shows do Springsteen. Meu pai faz um tributo anual ao Springsteen para caridade, no qual ele junta um monte de seus amigos músicos para tocar covers. Então, quando eu ouvi sobre esse filme acontecendo, liguei para meu agente e falei: ‘Não me importo se estiver só de figurante numa cena. Preciso estar nesse filme. Alguns meses depois tive a oportunidade de fazer um teste pra ele.”

Quanto à personagem Faye Romano, Odessa Young afirmou em entrevista ao canal de YouTube OutNow.CH que viu muitos paralelos com sua personalidade. Entretanto, reconheceu como o papel lhe deu a oportunidade de explorar ações completamente fora de sua zona de conforto.

+++ LEIA MAIS: Os atores cujos conselhos foram dispensados por Jeremy Allen White
+++ LEIA MAIS: Por que Bruce Springsteen quis Jeremy Allen White o interpretando em filme
+++ LEIA MAIS: A surpreendente razão que levou Bruce Springsteen a aceitar filme sobre sua vida

Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como IgorMiranda.com.br, Scream & Yell e Rock'n'Beats.
TAGS: Bruce Springsteen, Springsteen: Deliver Me From Nowhere, Springsteen: Salve-me do Desconhecido