VEM AÍ?

Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui

O jornal The New York Times colocou a atriz entre as favoritas para levar a categoria na próxima edição do Oscar, que acontece em março de 2025

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 19/09/2024, às 08h15
Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui - Divulgação
Fernanda Torres é cotada ao Oscar de Melhor Atriz por Ainda Estou Aqui - Divulgação

Em novo artigo para o The New York Times, o jornalista Kyle Buchanan apontou Fernanda Torres como uma das fortes concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz na 97ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema, que acontece em março de 2025.

Na publicação, o jornalista avaliou os resultados dos festivais de Veneza, Telluride e Toronto e afirmou que, apesar de Nicole Kidman ser a favorita por seu trabalho em Babygirl- que rendeu à atriz o prêmio de atuação em Veneza -, Torres, por "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, não fica de fora da disputa.

"O troféu de Veneza ajudará Nicole Kidman a construir uma campanha para a sua sexta indicação ao Oscar (ela ganhou por As Horas), embora ela enfrente uma série de fortes concorrentes na categoria de Melhor Atriz, que também surgiram nos festivais de outono", escreveu Buchanan, citando, além de Torres, as atrizes Angelina Jolie, de MariaMarianne Jean-Baptiste, de Hard Truths; e Tilda Swinton Julianne Moore, de O Quarto ao Lado.

Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, Ainda Estou Aqui conta a história da mãe do autor, Eunice, que lutou para descobrir o paradeiro do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.

Além de Fernanda Torres, Ainda Estou Aquitambém conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. Assista ao primeiro trailer do filme:

+++LEIA MAIS: O Auto da Compadecida 2, Ainda Estou Aqui e mais filmes brasileiros que estreiam em breve

Repercussão internacional

Após a estreia em Veneza, o jornal britânico The Guardian definiu Ainda Estou Aqui como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do país”. O veículo ainda destacou a “performance incrível” de Fernanda Torres, que interpreta Eunice.

A Variety resumiu a produção como um “retrato profundamente comovente da memória sensorial de Walter Salles sobre uma família — e uma nação — rompida”. Para a publicação, o longa é “notável em sua graça e naturalidade”, além de “doloroso e belo”. Por fim, além de elogios a Torres, também sobraram cumprimentos à fotografia de Adrian Teijido, que dá a "textura de uma história que não está sendo contada, mas lembrada”.

O Deadline afirmou que Fernanda Torres deve figurar entre os concorrentes aos prêmios de cinema por sua atuação no longa e ainda elogiou a participação de Fernanda Montenegro — mãe de Torres e indicada ao Oscar por Central do Brasil, também de Salles —, que assume o papel de Eunice em uma segunda fase: “Mãe e filha, ícones do cinema brasileiro, aparecendo no mesmo filme", destacou o site. 

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • Os Fantasmas Ainda se Divertem (5 de setembro)
  • Não Fale o Mal (12 de setembro)
  • Coringa: Delírio a Dois (3 de outubro)
  • Venom 3: A Última Rodada (24 de outubro)
  • Megalópolis (31 de outubro)
  • Gladiador 2 (21 de novembro)
  • Wicked (21 de novembro)
  • Moana 2 (28 de novembro)
  • Kraven: O Caçador (12 de dezembro)
  • O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
  • Nosferatu (Ainda sem data de estreia confirmada)