Durante o Festival de Cannes, que acabou no último dia 25, o cineasta resolveu responder aos comentários sobre a franquia
George Lucas, criador de Star Wars, resolveu responder às acusações de falta de diversidade na franquia. Durante a 77ª edição do Festival de Cannes, que chegou ao fim no último sábado (25), apontou que parte dos fãs diz que o elenco é majoritariamente formado por homens brancos, quando na verdade os personagens nem mesmo são humanos.
Segundo Lucas, as histórias de Star Wars são compostas, em sua maioria, por personagens de outros planetas, que nem sempre se assemelham à figura humana: "Eles dizem: 'São todos homens brancos!'. A maioria das pessoas são alienígenas!", declarou [via Variety].
"A ideia é que você deveria aceitar as pessoas pelo que elas são, sejam elas grandes e peludas ou verdes ou qualquer coisa. A ideia é que todas as pessoas são iguais", esclareceu o cineasta.
+++LEIA MAIS: George Lucas acredita que franquia Star Wars perdeu "a essência que coloquei nela"
Ainda durante a sua fala, Lucas chegou a afirmar que, desde que cedeu os direitos de sua obra para a Walt Disney Company, em 2012, sob um acordo de venda de US$ 4 bilhões, as produções de Star Wars perderam a sua essência:
"Depois que vendi os direitos de Star Wars, acho que os filmes e as séries perderam um pouco da essência que eu coloquei neles. Mas é o que acontece. Uma vez que você abre mão de algo, não tem como voltar atrás. Está sob os cuidados de outras pessoas agora", declarou.
+++LEIA MAIS: Star Wars, o fenômeno: como a saga revolucionou o mundo nerd e mudou o jeito de ser fã
Lançado em 1977 apenas como Guerra nas Estrelas, que depois viria a se tornar Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, o filme que deu origem à franquia de sucesso contava a história do jovem Luke Skywalker (Mark Hamill), que se via envolvido em uma guerra intergalática após interceptar uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) sobre os planos de construção de uma estação espacial capaz de destruir planetas.
Até o momento, a série principal de filmes já conta com nove capítulos, além de dois spin-offs nos cinemas, Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e Han Solo: Uma História Star Wars (2018), e diversas séries e animações para TV e streaming, como Star Wars: A Guerra dos Clones (2008-2020), The Mandalorian (2019- ), Obi-Wan Kenobi (2022) e Ahsoka (2023- ). Todas as produções estão disponíveis no Disney+.
Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!
- Wish: O Poder dos Desejos
- A Sociedade da Neve
- Meninas Malvadas: O Musical
- Anatomia de uma Queda
- Todos Menos Você
- Pobres Criaturas
- Madame Teia
- Zona de Interesse
- O Menino e a Garça
- Duna: Parte 2
- Todos Nós Desconhecidos
- Godzilla e Kong: O Novo Império
- Ghostbusters: Apocalipse de Gelo
- Guerra Civil
- Rivais
- Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2
- Love Lies Bleeding: O Amor Sangra
- Planeta dos Macacos: O Reinado
- Back to Black
- Furiosa: Uma Saga Mad Max