Exibição do filme de Godard foi proibida no Brasil pelo então presidente José Sarney
Eu Vos Saúdo, Maria(1985), um dos marcantes filmes de Jean-Luc Godard, teve sua exibição vetada no Brasil em 1986. A decisão partiu do então presidente José Sarney "para assegurar o direito de respeito à fé da maioria da população brasileira," conforme apontado pelo jornal O Globo. Mas qual a relação do longa-metragem com a igreja?
O filme imaginava a vida de Maria, mãe de Jesus, no século XX. A protagonista trabalhava em um posto de gasolina e namorava um homem chamado José, assim como na Bíblia. O enredo avança quando Gabriel, um desconhecido, afirma que Maria ficaria grávida.
+++ LEIA MAIS: Morre Jean-Luc Godard, diretor francês, aos 91 anos
Sarney utilizou resquícios da ditadura para proibir Eu Vos Saúdo, Maria - a legislação dos militares ainda estava vigente, como o lançamento ocorreu antes da promulgação da Constituição de 1988.
Além do roteiro, considerado ofensivo pelo papa João Paulo II, produção conta com cenas de sexo, o que desagradou ainda mais os fiéis. Apesar do apoio dos católicos, a decisão foi controversa e desagradou até Fernando Lyra, ministro da Justiça.
+++ LEIA MAIS: Anna Karina, símbolo da Nouvelle Vague, morre aos 79 anos
"Um absurdo que a Censura, declarada extinta pelo ministro da Justiça, tenha se manifestado mais uma vez contra uma obra que não tem apelo popular," declarou a cineasta Tizuka Yamazaki ao Globo.
Eu Vos Saúdo, Maria chegou ao Brasil em novembro de 1988 e foi assistido por pouco menos de 100 pessoas em salas do Rio de Janeiro. Confira o trailer: