Greve em Hollywood: quais filmes e séries são afetados?

União de sindicatos em paralisação atinge até mesmo produções com roteiro pronto

Heloísa Lisboa (@helocoptero)

Cena de Avatar: O Caminho da Água (Foto: Divulgação)
Cena de Avatar: O Caminho da Água (Foto: Divulgação)

Com a junção do sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e o sindicato dos roteiristas (WGA), o cerco se fechou para as grandes produtoras de filmes dos Estados Unidos. Mulher Maravilha 3, Caça-Fantasmas 4, Mufasa: O Rei Leão e Avatar 3  estão dentre os filmes afetados pela greve (via G1).

Os sindicatos de Hollywood exigem melhores condições de trabalho, o que inclui pagamentos considerados mais justos. Embora muitos roteiros estejam prontos, a paralisação dos atores dá força ao movimento, já que os aderidos não participarão de novas filmagens e nem sequer de entrevistas ou tapetes vermelhos. 

Greve de roteiristas (Getty Images)
Greve de roteiristas (Getty Images)

De acordo com a FilmLA, o número de licenças de filmagem para longas e projetos de televisão em Los Angeles teve queda expressiva de 64% na última semana. Reality shows podem ser afetados, bem como séries que costumam ser gravadas durante essa época do ano, como Night Court, Chicago Med, Fire e P.D., NCIS, Young Sheldon, Family Guy e Os Simpsons. Produções em outros países, como as filmagens de Gladiador 2, em Marrocos e Malta, não ficarão isentas.

A última vez em que os atores fizeram greve semelhante foi em 1980, durante dez semanas. Os sindicatos dos atores e dos roteiristas uniram forças pela última vez em 1960.

Jornalista pela PUC-SP, com passagem pela Folha de S.Paulo, e estudante de História. Faço aniversário no mesmo dia em que Elvis e Bowie fariam.
TAGS: atores, cinema, greve, Hollywood, los angeles, Roteiristas, Sindicatos