Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Guillermo del Toro não usa armas de verdade em set: 'Não é necessário'

Guillermo del Toro, diretor de O Labirinto do Fauno, compartilhou sobre não usar armas reais nos sets de filmagens desde 2007

Redação Publicado em 21/01/2022, às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guillermo del Toro (Foto: Theo Wargo / Getty Images)
Guillermo del Toro (Foto: Theo Wargo / Getty Images)

Guillermo del Toro, diretor de O Labirinto do Fauno(2006), compartilhou ao The Hollywood Reporter sobre não usar armas reais nos sets de filmagens desde 2007. O cineasta é contra a iniciativa no cinema e, apesar de defender o abandono da prática, afirmou ser motivado a não usar o equipamento por questões técnicas.

Em conversa com Jane Campion (Ataque dos Cães), Pedro Almodóvar (Parallel Mother), Kenneth Branagh (Belfast), Asghar Farhadi (A Separação) e Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs), del Toro compartilhou sobre abandonar o uso de armas reais nos sets “desde 2007 ou 2008.”

+++LEIA MAIS: Guillermo del Toro: 6 filmes icônicos do diretor; O Labirinto do Fauno, A Forma da Água e mais [LISTA]

“Começou com The Devil's Backbone, eles nos desautorizaram filmar em Segóvia, [na Espanha]. Fomos proibidos de atirar em uma floresta porque a ignição poderia iniciar um incêndio,” contou o ganhador do Oscar. Após ver o resultado do filme, Guillermo passou a questionar se o uso do equipamento era necessário.

O diretor continuou: “Toda a parafernália que vem com [as armas], você tem que colocar vidro Mylar na frente da câmera, todos devem deixar a equipe de filmagem, necessitam de proteção, tem um procedimento completo. E do ponto de vista prático, da segurança, não há razão para fazer isso.”

+++LEIA MAIS: Beco do Pesadelo: Tudo que sabemos sobre terror de del Toro - Estreia, trailer e mais [LISTA]

Após discutirem sobre o gerenciamento de grandes equipes, del Toro comentou sobre a relação do diretor com a segurança do elenco e da equipe: “Acidentes acontecem, tive eles nos meus sets. Se eles ocorrem devido a três, quatro fatores imprevisíveis, é um cenário. Mas se acontecem por uma ou duas condições que poderiam ser evitadas, isso pesa muito.”

O uso de armas nos sets de filmagens tem sido muito debatido em Hollywood nos últimos meses, após a trágica morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, no set de Rust, em outubro de 2021. O ocorrido motivou diversos atores e diretores de primeira linha a se comprometeram a parar de trabalhar em filmes com usam o recurso.

+++LEIA MAIS: Petição pede fim de armas em sets após acidente fatal em filme com Alec Baldwin; entenda


Morte de Halyna Hutchins no set de Rust

Uma tragédia no set do filme Rust chamou a atenção do mundo, em 22 de outubro de 2021. Durante as filmagens, o ator Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma cenográfica e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, além de ferir o cineasta Joel Souza.

Ao comentar sobre no Twitter, Alec compartilhou: "Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada." Investigações sobre a tragédia ainda estão em andamento.