Harrison Ford responde fracasso de Indiana Jones 5 na bilheteria: "Merdas acontecem"
Lançado em 2023, filme marcou a última aparição do ator na pele do arqueólogo e explorador, mas não foi bem recebido pelo público e pela crítica
Por Emily Zemler, da Rolling Stone
Publicado em 10/02/2025, às 15h18
Artigo publicado em 6 de fevereiro de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.
Harrison Ford compreendeu a reação dos fãs a Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Lançado em 2023, o filme marcou a última aparição do ator na pele do arqueólogo e explorador, mas não foi bem recebido nas bilheterias (e nem mesmo pelos críticos).
“Merdas acontecem”, refletiu Ford, falando à WSJ Magazine. O filme perdeu cerca de US$ 143 milhões, de acordo com o portal Deadline.
Eu realmente era aquele que sentia que havia outra história para contar. Quando [Indy] sofreu as consequências da vida que teve que viver, eu queria mais uma chance de pegá-lo e sacudir a poeira de sua bunda e colocá-lo lá, desprovido de um pouco de seu vigor, para ver o que aconteceria.”
No entanto, ator, que interpretou o personagem cinco vezes, começando com Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981, não se considera arrependido: "Ainda estou feliz por ter feito aquele filme".
Harrison Ford confirmou anteriormente que Indiana Jones e a Relíquia do Destino, dirigido por James Mangold , seria sua última vez interpretando Indy. "Este é o último filme da série, e esta é a última vez que interpretarei o personagem", disse à revista Total Film em 2023. "Prevejo que será a última vez que ele aparecerá em um filme."
Embora tenha havido conversas sobre o desenvolvimento de uma série de TV Indiana Jones, na época Ford reconheceu que "não estará envolvido nisso caso o projeto se concretize".
Novos projetos
Na nova entrevista, Ford também falou sobre seu trabalho em Capitão América: Admirável Mundo Novo, da Marvel, que estreia nos cinemas na próxima quinta-feira (13 de fevereiro).
No filme, ele interpreta Thaddeus “Thunderbolt” Ross, que não é apenas o presidente dos EUA, mas também o Hulk Vermelho. Ford disse à WSJ Magazine que aceitou o papel “sem conferir o roteiro”:
Por que não? Eu vi coisas da Marvel o suficiente para observar atores que eu admirava se divertindo.”
Ele acrescentou: “Eu realmente não sabia que no final eu me transformaria no Hulk Vermelho. Bem, é como a vida. Você só chega até certo ponto no kit até a última página das instruções desaparecer.”
Embora Ford esteja aparecendo em mais uma franquia de sucesso, ele disse que sente nostalgia de uma época em que os filmes causavam um impacto maior nas pessoas.
“O que eu sinto falta, realmente, sinceramente, é da conexão [que o cinema tinha] com a cultura em geral. Agora estamos mais nas casas das pessoas do que nos espaços comuns. Trabalhamos para públicos de nicho. O que não diminui o trabalho. Mas estamos vivendo em um mundo diferente, sem o conforto de saber que estamos todos juntos nisso”, concluiu.
+++LEIA MAIS: Como Indiana Jones 5 se conecta com outros filmes da franquia?
+++LEIA MAIS: Por que Harrison Ford aceitou se juntar à Marvel? Ator responde