Apesar de ter escrito a série de livros, J. K. Rowling não participou do especial de 20 anos de Harry Potter
Harry Potter: Return to Hogwarts (2022) — especial de comemoração dos 20 anos desde Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), não conta com a participação da autora dos livros, J.K Rowling. A escritora esclareceu em entrevista de rádio com Graham Norton o porquê não fez parte da reunião (via Entertainment Weekly).
Autora da — considerada por alguns — maior série de livros do mundo, Rowling se tornou alvo de polêmicas e críticas desde 2020, quando fez uma série de publicações consideradas transfóbicas nas redes sociais, provocando críticas por discordar do termo "pessoas que menstruam" e criticar o movimento TERF (Trans-Exclusionary Radical Feminists), que apoia a noção de que mulheres trans não são mulheres.
Para o 20º aniversário da franquia do mundo bruxo, produzida pela HBO Max, os produtores usaram imagens de arquivo de Rowling. Na conversa com Graham, a autora observou que foi, de fato, convidada pelo diretor Chris Columbus a fazer parte do especial.
Fui convidada para participar disso. E decidi que não queria fazer parte. Achei que era mais sobre os filmes do que os livros, com razão.
Após completar 20 anos, em 14 de novembro de 2021, Harry Potter anunciou uma reunião especial com o elenco original, além de ter seus filmes exibidos novamente nos cinemas, que estreou em 1 de janeiro de 2022 na plataforma de streamingHBO Max.
Além do trio original composto por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, também retornaram para Harry Potter: Rerturn to Hogwarts atores como Matthew Lewis (Neville Longbottom), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Robbie Coltrane (Hagrid), Ralph Fiennes (Voldemort), Gary Oldman (Sirius Black), Tom Felton (Draco Malfoy) e muitos outros. Confira o trailer abaixo:
+++LEIA MAIS: Harry Potter: Quais eram os salários do trio de atores principal?