Após comentários transfóbicos de J.K. Rowling, jogo de Quadribol da saga Harry Potter teve uma mudança de nome
Quadribol, jogo com bolas e vassouras do universo de Harry Potter, teve seu nome alterado para Quadball para se desvincular da autora J.K. Rowling, após ela fazer comentários transfóbicos.
As equipes Quadribol dos EUA (USQ) e a Liga Principal Quadribol (MLQ) anunciaram a mudança do nome para Quadball dos EUA e Liga Principal de Quadball, de acordo com a Variety. A Associação Internacional de Quadribol (IQA) também passará pela alteração.
Segundo o Deadline, as organizações também estão mudando de nome porque não têm os direitos do nome Quadribol, o qual pertence a Warner Bros. Discovery. “Essa mudança de nome é um divisor de águas para nós, e estamos procurando aproveitá-la ao máximo,” disseram os fundadores da Liga Principal Quadribol em uma carta aberta aos jogadores.
Ver essa foto no Instagram
Presidente do Conselho de Curadores da IQA, Chris Lau também falou sobre o assunto: “A IQA está muito animada por se juntar à USQ e à MLQ para mudar o nome do nosso esporte e apoiar essa mudança em nossos membros em todo o mundo. Estamos confiantes neste passo e estamos ansiosos por todas as novas oportunidades que o Quadball trará. Este é um momento importante na história do nosso esporte e, pessoalmente, estou emocionado por fazer parte disso.”
+++ LEIA MAIS: Harry Potter: ‘Túmulo’ de Dobby vira problema em praia britânica; entenda
Desde o final de 2021 as equipes estão discutindo a alteração do nome, como explicaram o Quadribol dos EUA e a Liga Principal Quadribol em comunicado conjunto no último ano: “Nosso esporte desenvolveu uma reputação como um dos esportes mais progressistas do mundo em igualdade e inclusão de gênero, em parte graças à sua regra máxima de gênero, que estipula que um time não pode ter mais de quatro jogadores do mesmo gênero no campo de cada vez.”
“Ambas as organizações sentem que é imperativo viver de acordo com essa reputação em todos os aspectos de suas operações e acreditam que esse movimento é um passo nessa direção,” finalizaram.
Segundo as equipes, o jogo é praticado por mais de 600 equipes em 40 países, incluindo o Brasil. O objetivo é fazer o máximo de pontos possíveis com ao atingir os arcos com bolas, enquanto o jogador classificado como “apanhador” tenta pegar o Pomo de Ouro, bola que finaliza a partida.