CURIOSIDADE

Em vídeo antigo, diretor desaprova uso de IA com estilo do Studio Ghibli

Um registro de 2016 mostra Hayao Miyazaki reprovando o uso da inteligência artificial para recriar as artes do estúdio de animação japonês

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Em vídeo antigo, Hayao Miyazaki desaprova o uso de IA para recriar imagens com o estilo do Studio Ghibli
Em vídeo antigo, Hayao Miyazaki desaprova o uso de IA para recriar imagens com o estilo do Studio Ghibli - Ken Ishii/Getty Images

Com a popularização recente de imagens criadas por inteligência artificial a partir das obras do Studio Ghibli, um vídeo antigo de Hayao Miyazaki, diretor da produtora japonesa, começou a viralizar nas redes sociais.

Na gravação, realizada em 2016, durante uma reunião, o reunião vê a imagem de uma criatura parecida com um zumbi gerada por inteligência artificial, com a intenção de copiar os movimentos para um novo produto. No entnato, Miyazaki, que já demonstrava estar contrariado pelo olhar, reprova a animação:

“Estou completamente enojado. Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer. Eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho”, afirma. “Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida”.

Antes do vídeo terminar, Miyazaki ainda diz que esse tipo de tecnologia o faz se sentir como se estivesse “perto do fim dos tempos” e que aquilo era uma demonstração de que os humanos “estão perdendo a fi em si mesmos”. Assista ao vídeo a seguir:

LEIA TAMBÉM: Quando estreia o 14º e penúltimo episódio de The Pitt, série médica da Max?

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Hayao Miyazaki, inteligência artificial, Studio Ghibli