Durante filmagens de O Gângster, Idris Elba pensou que foi atingido por uma bala ‘real’ no set — e ficou desesperado
Desde o incidente que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de Rust, o uso de armas em sets de filmagens é uma discussão recorrente na indústria cinematográfica. Diante desse debate, o diretor Ridley Scott lembrou quando Idris Elba pensou que foi atingido por uma bala “real” durante as filmagens de O Gângster (2007).
Em entrevista ao Daily Mail (via Revista Monet), o cineasta explicou que a confusão aconteceu na cena em que Tango, personagem de Idris Elba, é alvejado na testa por Frank (Denzel Washington). Scott detalhou a filmagem durante conversa:
“[Frank está] no café e diz: 'Apenas fiquem aqui'. Ele sai e todos os seus irmãos estão olhando. Ele desce a rua e Idris Elba está lá dizendo: 'Ei, o que você vai fazer? Atirar em mim, Frank? Vá em frente, atire em mim, Frank; atire na frente de todas essas pessoas'. Então ele simplesmente atira nele no local," explicou.
Para a cena, Ridley Scott deu uma instrução específica: após Denzel Washington apontar a arma, Elba deveria apoiar a cabeça nela: “Aquela era uma arma com um cano sólido; não há abertura. Eu nunca arriscaria isso. Mas, quando você puxa o gatilho, há um 'coice.'"
Ao filmarem, esse coice feito pela arma assustou Idris, que pensou ter sido atingido por uma bala: "[Washington] puxou o gatilho e disparou. Idris pensou que tinha levado um tiro, caiu na calçada e disse: 'Eu levei um tiro!'"
Paul Biddiss, especialista em armas, afirmou que Scott leva a sério a segurança no set de filmagens, e explicou como funciona a arma utilizada em O Gângster (via Revista Monet): “Um cano sólido é um cano completamente preenchido pelo qual nenhuma bala seria capaz de passar. Então aquela era uma arma totalmente desativada e inutilizável no que diz respeito a disparar qualquer coisa."
Em outubro, o ator Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, enquanto filmava com uma arma cenográfica no set de Rust. Após a tragédia, o astro Alec Baldwin usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear a diretora de fotografia:
Não há palavras para transmitir meu choque e tristeza sobre o trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada.
1-
— AlecBaldwin(HABF) (@AlecBaldwin) October 22, 2021
There are no words to convey my shock and sadness regarding the tragic accident that took the life of Halyna Hutchins, a wife, mother and deeply admired colleague of ours. I'm fully cooperating with the police investigation to address how this tragedy occurred and