Um dos atores mais aclamados em Hollywood, Jack Nicholson completou 85 anos nesta sexta, 22 de abril
John Joseph Nicholson, mais conhecido como Jack Nicholson, é considerado um dos maiores atores da história do cinema, com sucessos como Um Estranho no Ninho (1975), O Iluminado (1980), Batman (1989), Chinatown (1974) e mais na filmografia.
O artista também é cineasta, produtor e roteirista — e nasceu em Nova York, EUA, há 85 anos, em 22 de abril. Para comemorar o aniversário de Nicholson, confira quatro curiosidades sobre o ator:
+++ LEIA MAIS: Por que Robert Downey Jr se recusou a ter Jack Nicholson como ‘pai’ em filme de 2014?
Nicholson foi nomeado ao Oscar 12 vezes e levou três estatuetas para casa — sendo o ator mais indicado do sexo masculino. Carrega junto de Michael Caine o título de serem nomeados nas categorias de atuação em cinco décadas diferentes: 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000.
O astro foi convidado para interpretar Michael Corleone em O Poderoso Chefão (1972), segundo o IMDb. No entanto, ele recusou, sugerindo que um italiano de verdade deveria desempenhar o papel. Ele também foi considerado para dar vida a Tom Hagen.
+++ LEIA MAIS: Como Jack Nicholson convenceu Tim Burton a ser fiel ao Coringa das HQs em Batman?
Nicholson cresceu acreditando que os avós eram, na realidade, seus pais. Quando bebê, a avó pediu para cuidar dele no lugar de June, de 17 anos, para ela continuar a carreira de dançarina. Com isso, o ator acreditava ser irmão mais novo da verdadeira mãe.
A revelação demorou muito e veio de maneira trágica. Nicholson descobriu em 1974, por meio de um jornalista da Time, quem estava escrevendo uma matéria sobre ele devido ao lançamento de Chinatown. Na época, os verdadeiros avós e a mãe já haviam morrido, e o ator acabou não descobrindo quem era o próprio pai. Mesmo com o grande drama familiar, Nicholson nunca saiu dos holofotes ou se afastou da carreira.
+++ LEIA MAIS: Como Jack Nicholson salvou a carreira de Michael Caine nos anos 1990?
De acordo com o IMDb, o ator costumava ser um funcionário no departamento de desenhos animados da MGM. Na realidade, William Hanna e Joseph Barbera, diretores do estúdio, até ofereceram a Nicholson um emprego como animador, mas o astro recusou para se concentrar na carreira de ator.