MÁ REPUTAÇÃO

James Cameron detona ‘Alien 3’: ‘A coisa mais estúpida do mundo’

O diretor confessou sua opinião sincera no podcast de Michael Biehn, astro do segundo filme da franquia, ‘Aliens’

Redação

James Cameron em podcast 'Just Foolin' Around'
James Cameron em podcast 'Just Foolin' Around' (Foto: Reprodução/Youtube)

Mais de 30 anos depois do seu lançamento, o renomado cineasta James Cameron (Avatar, Titanic) criticou o primeiro longa-metragem dirigido por David Fincher, Alien 3 (1992).

Em 1986, Cameron dirigiu Aliens, a sequência do clássico de terror Alien (1979) de Ridley Scott. Aliens (1986) fugiu do tom de terror lento do longa original e se transformou em uma ficção científica de ação bem-sucedida.

O segundo filme apresentou personagens populares como o Cabo Hicks (Michael Biehn), o androide Bishop (Lance Henriksen) e a órfã Newt (Carrie Henn), que se tornou quase uma filha adotiva para a protagonista, Ellen Ripley (Sigourney Weaver).

Porém, logo no início do terceiro filme, a maioria desses personagens são mortos, e apenas Ripley sobrevive. Por esse e outros motivos, Alien 3 foi considerado a maior decepção da franquia.

Em conversa com Michael Biehn no podcast Just Foolin’ Around, Cameron expressou sua frustração com o fato de os personagens terem sido descartados tão rapidamente.

“Achei isso a coisa mais estúpida do mundo”, disse. “Então, você cria muita simpatia em torno dos personagens, tipo Hicks, Newt e Bishop, e aí a primeira coisa que eles fazem no filme seguinte é matar todos eles, né? Caras muito inteligentes, sabe, e os substituem por um bando de presidiários que você odeia. E quer ver morrer. Muito esperto.”

No entanto, Cameron excluiu o diretor do filme de suas críticas. “Sou um grande fã do Fincher e do seu trabalho”, explicou. “Mas esse foi o primeiro longa-metragem dele, e ele estava sendo influenciado por muitas outras vozes e tudo mais. Então, dou um voto de confiança a ele nesse caso.” Biehn concordou, dizendo que Fincher “recebeu uma baita sacanagem”.

Segundo o The Guardian, Alien 3 foi uma produção problemática desde o início. Vários diretores entraram e saíram durante a pré-produção, o roteiro estava em constante mudança enquanto o filme estava sendo filmado, e Fincher brigava diariamente com os produtores pelo controle criativo.

Durante uma entrevista em 2009, o próprio Fincher afirmou que repudiava o projeto, especialmente devido à interferência do estúdio. “Muita gente odiou Alien 3, mas ninguém o odiou mais do que eu”, brincou.

Após a recepção controversa em seu trabalho inicial, Fincher virou o jogo e assinou obras aclamadas como Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995), Clube da Luta (1999), O Quarto do Pânico (2002), Zodíaco (2007), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), A Rede Social (2010) e Garota Exemplar (2014).

James Cameron está atualmente promovendo o terceiro filme de Avatar, Fogo e Cinzas, já em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o episódio completo do podcast Just Foolin’ Around:

+++ LEIA MAIS: A piada de 10 anos de Amy Poehler que James Cameron não superou

TAGS: Alien 3, david fincher, james cameron, Michael Biehn