James Cameron detona ‘Alien 3’: ‘A coisa mais estúpida do mundo’
O diretor confessou sua opinião sincera no podcast de Michael Biehn, astro do segundo filme da franquia, ‘Aliens’
Redação
Mais de 30 anos depois do seu lançamento, o renomado cineasta James Cameron (Avatar, Titanic) criticou o primeiro longa-metragem dirigido por David Fincher, Alien 3 (1992).
Em 1986, Cameron dirigiu Aliens, a sequência do clássico de terror Alien (1979) de Ridley Scott. Aliens (1986) fugiu do tom de terror lento do longa original e se transformou em uma ficção científica de ação bem-sucedida.
O segundo filme apresentou personagens populares como o Cabo Hicks (Michael Biehn), o androide Bishop (Lance Henriksen) e a órfã Newt (Carrie Henn), que se tornou quase uma filha adotiva para a protagonista, Ellen Ripley (Sigourney Weaver).
Porém, logo no início do terceiro filme, a maioria desses personagens são mortos, e apenas Ripley sobrevive. Por esse e outros motivos, Alien 3 foi considerado a maior decepção da franquia.
Em conversa com Michael Biehn no podcast Just Foolin’ Around, Cameron expressou sua frustração com o fato de os personagens terem sido descartados tão rapidamente.
“Achei isso a coisa mais estúpida do mundo”, disse. “Então, você cria muita simpatia em torno dos personagens, tipo Hicks, Newt e Bishop, e aí a primeira coisa que eles fazem no filme seguinte é matar todos eles, né? Caras muito inteligentes, sabe, e os substituem por um bando de presidiários que você odeia. E quer ver morrer. Muito esperto.”
No entanto, Cameron excluiu o diretor do filme de suas críticas. “Sou um grande fã do Fincher e do seu trabalho”, explicou. “Mas esse foi o primeiro longa-metragem dele, e ele estava sendo influenciado por muitas outras vozes e tudo mais. Então, dou um voto de confiança a ele nesse caso.” Biehn concordou, dizendo que Fincher “recebeu uma baita sacanagem”.
Segundo o The Guardian, Alien 3 foi uma produção problemática desde o início. Vários diretores entraram e saíram durante a pré-produção, o roteiro estava em constante mudança enquanto o filme estava sendo filmado, e Fincher brigava diariamente com os produtores pelo controle criativo.
Durante uma entrevista em 2009, o próprio Fincher afirmou que repudiava o projeto, especialmente devido à interferência do estúdio. “Muita gente odiou Alien 3, mas ninguém o odiou mais do que eu”, brincou.
Após a recepção controversa em seu trabalho inicial, Fincher virou o jogo e assinou obras aclamadas como Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995), Clube da Luta (1999), O Quarto do Pânico (2002), Zodíaco (2007), O Curioso Caso de Benjamin Button (2008), A Rede Social (2010) e Garota Exemplar (2014).
James Cameron está atualmente promovendo o terceiro filme de Avatar, Fogo e Cinzas, já em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o episódio completo do podcast Just Foolin’ Around:
+++ LEIA MAIS: A piada de 10 anos de Amy Poehler que James Cameron não superou