Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / ATORES MIRINS

Jenna Ortega reflete sobre carreira na infância: 'Crianças não deveriam trabalhar'

A atriz iniciou a carreira como atriz com apenas 9 anos

Redação Publicado em 26/08/2024, às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jenna Ortega (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)
Jenna Ortega (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)

Jenna Ortega iniciou a carreira como atriz aos 9 anos, mas garantiu que nunca sofreu má conduta nos sets de filmagens graças a sua mãe, que a protegia "como um falcão". Em entrevista ao The New York Times (via Variety), Ortega afirmou que não assistiu a Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil, série documental que inclui relatos de abusos nos bastidores de programas da Nickelodeon, mas recebeu uma ligação da mãe preocupada sobre o tema.

"Acho que para ela foi mais doloroso, porque viu como outras crianças não foram protegidas ou cuidadas", ponderou a atriz. "Ela cuidou de mim como um falcão, então acho que, para ela, foi mais uma questão de empatia e de desejar ter feito algo para ajudar. Ela apenas me ligou dizendo que estava grata que as coisas estavam bem e que ela estava lá para testemunhar tudo."

Ortega ainda refletiu sobre atuar na infância: "Eu entendo por que meus pais se sentiam tão hesitantes sobre isso, porque você está colocando uma criança em um ambiente de trabalho adulto. Acho que, se eu apenas tivesse continuado crescendo no Vale Coachella, seria uma pessoa completamente diferente".

"Isso mudou completamente minha forma de pensar e de viver, e quando falo com outros atores mirins, consigo identificá-los instantaneamente, porque todos nós temos isso — é algo muito específico, como uma espécie de linguagem secreta que todos nós compartilhamos", continuou.

Crianças não deveriam estar trabalhando assim. Elas deveriam estar escalando árvores, desenhando e indo para a escola. Alguns dos pais dessas crianças nem levam a escola a sério, então me sinto muito, muito sortuda por ter pais que garantiram que eu saísse com amigos, que eu fosse para uma escola pública e que não me deixassem trabalhar a menos que eu tivesse notas 10 e priorizasse meu sono e minhas lições de casa.

Embora Ortega tenha admitido que "há momentos" em que se "arrepende" por ter começado a atuar tão cedo, assim como seus pais, mas ela "não mudaria nada".

"Eu adoro que, quando vou a um set agora, sou extremamente conhecedora. Eu sei o que o vocabulário das câmeras significa, sei qual é o trabalho de um assistente de iluminação, sei qual é o trabalho de um eletricista, consigo me dar bem com o diretor de fotografia, consigo revisar as listas de cenas. Eu entendo tudo", argumentou. "Sei o que está acontecendo ao meu redor, e, por isso, me sinto extremamente segura, confortável e empolgada para ir trabalhar todos os dias, porque isso é familiar para mim."