O dia em que uma jovem Jodie Foster quase foi devorada por um leão
Atriz viveu episódio traumático durante as filmagens de Napoleão e Samantha, em 1972, então com 9 anos, e a produção tentou esconder tudo
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
A trajetória de Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) como atriz mirim é frequentemente citada como exemplo de profissionalismo precoce, mas poucas pessoas sabem que a atriz viveu um episódio traumático em uma de suas primeiras experiências no cinema: o dia em que foi atacada por um leão durante as filmagens de Napoleão e Samantha, em 1972, e a produção tentou encobrir o ocorrido.
À época com apenas 9 anos, Foster já acumulava experiência em comerciais e séries de TV e estrelar o filme da Disney ao lado de um leão real seria seu primeiro grande papel no cinema. Embora estivesse acostumada a sets, nada a preparou para o que aconteceu.
O ataque
A produção do filme usava três animais diferentes: um leão idoso, sem dentes, que seria o “ator principal”; um leão de dublê, responsável pelas cenas mais intensas; e um terceiro, o “stand-in”, usado para marcação de cena. Foi com este último que o acidente aconteceu. “O leão velho não se mexia — e você não pode fazer um leão se mexer, porque ele pesa 500 quilos”, lembrou a atriz durante o programa The Graham Norton Show.
Por isso, ela acabou filmando com o stand-in, que era guiado por um fino fio metálico. Tudo parecia controlado até o momento da virada de câmera. Segundo Foster, o ataque foi repentino: “Eu estava subindo a colina, tinha acabado de gravar. Só lembro de ver a juba vindo por trás. Ele me pegou de lado, me virou e me sacudiu na boca.”
O que aconteceu em seguida expôs a total falta de preparo da equipe para lidar com uma emergência envolvendo uma criança e um animal selvagem. “Toda a equipe saiu correndo. Eu estava na horizontal, vendo todos fugirem e levando os equipamentos junto”, descreveu. Durante o ataque, a atriz chegou a achar que a terra estava tremendo: “Lembro de pensar: ‘É um terremoto’, porque eu estava sendo sacudida.”
A situação só mudou quando o treinador gritou o comando: “Larga!”. O leão, adestrado, simplesmente abriu a boca e a deixou cair. Foster saiu rolando pela colina, mas o animal a seguiu. “Ele veio atrás de mim, colocou uma pata em cima de mim e ficou parado, como se dissesse: ‘Peguei ela’”, relatou.
Equipe tentou encobrir o ocorrido
Se o ataque já era grave o suficiente, a reação da equipe tornou tudo ainda mais perturbador. Foster foi levada às pressas a um hospital, mas instruída a mentir: “Eles disseram: ‘Não, querida, você caiu.’” A mesma versão foi passada à mãe da atriz e à própria produção do filme.
A equipe de filmagem tentou abafar completamente o incidente, inclusive escondendo as marcas no corpo da menina. “Eu fui tomar banho e percebi que tinha sido mordida”, revelou. “Foi uma grande operação de acobertamento, um esquema de cinema gigante.” Foster conta que ainda tem as cicatrizes do ataque até hoje.
LEIA TAMBÉM: A atriz que ‘talvez seja a melhor do mundo’, segundo Leonardo DiCaprio