PREMIAÇÃO

Jornal britânico lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme

Para o The Guardian, longa merece a principal honraria da premiação por seu impacto emocional, relevância política e excelência cinematográfica

Angelo Cordeiro (@oangelocinefilo)

Publicado em 27/02/2025, às 16h45
The Guardian lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme no próximo domingo (2) - Divulgação/Sony Pictures Brasil
The Guardian lista motivos para Ainda Estou Aqui ganhar Oscar de Melhor Filme no próximo domingo (2) - Divulgação/Sony Pictures Brasil

O The Guardian fez uma análise e elencou motivos pelos quais Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, merece ganhar o Oscar de Melhor Filme no próximo domingo, dia 2 de março, quando acontece a 97ª cerimônia de entrega dos prêmios da maior premiação do cinema.

Segundo o jornal britânico, o longa brasileiro — que ainda recebeu indicações às categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres — se diferencia por mostrar a luta da família de forma íntima e digna, sem recorrer a cenas explícitas de violência, apesar da brutalidade do contexto. Além disso, a análise ainda destaca a trilha sonora brasileira tocante, atuações emocionantes e uma cinematografia impressionante.

Tempo de festa

O The Guardian também aborda a grande recepção do filme no Brasil, onde mais de cinco milhões de pessoas já assistiram a Ainda Estou Aqui, fazendo com que o país se unisse em apoio ao longa. Para o jornal, o impacto que uma possível vitória da produção teria, principalmente por coincidir com as festas de Carnaval, criaram um ambiente de celebração e orgulho nacional.

Contexto atual

O jornal também apontou que a história de Ainda Estou Aqui se conecta com questões globais atuais, especialmente com a ascensão de regimes autoritários e o seu impacto devastador. O The Guardian observou que o filme reflete a realidade de perseguições políticas ainda vividas em várias partes do mundo, como em regimes autoritários na Venezuela e na Rússia, trazendo à tona a relevância e o poder da mensagem do longa.

Por fim, o período britânico afirmou que o filme não só representa o Brasil com profundidade e sensibilidade, mas também é um reflexo poderoso dos tempos modernos, nos quais a luta contra a opressão e pela liberdade continua a ser uma batalha constante.

Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaAinda Estou Aquié ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice (Fernanda Torres), mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens (Selton Mello, O Auto da Compadecida 2), ser levado por policiais à paisana e desaparecer.

Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o longa ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella), Marjorie Estiano (Sob Pressão), Camila Márdila (Que Horas Ela Volta?), Valentina Herszage (Mate-me Por Favor) e, entre outros, Charles Fricks (Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro). Assista ao trailer:

Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:

FONTE:The Guardian

LEIA TAMBÉM: Ainda Estou Aqui reabre álbum de família manchado pela ditadura militar; leia a crítica

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!