PREMIAÇÃO

Kleber Mendonça Filho comenta polêmica com ‘O Agente Secreto’ no Critics Choice Awards 2026

Diretor criticou a “falta de atenção” da organização ao não levar o prêmio de Melhor Filme Internacional ao palco principal

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Kleber Mendonça Filho comenta polêmica com ‘O Agente Secreto’ no Critics Choice Awards 2026 (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Retratos Fantasmas), estrelado por Wagner Moura (Ladrões de Drogas), foi eleito o Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026, premiação da Critics Choice Association, mas uma polêmica acabou chamando mais atenção do que o prêmio em si.

Diferentemente do que se espera de uma premiação desse porte, uma das mais importantes da crítica norte-americana, o anúncio da vitória não aconteceu durante a cerimônia televisionada, e sim no tapete vermelho, enquanto o diretor concedia entrevista ao lado da produtora Emilie Lesclaux.

Visivelmente confuso, Kleber Mendonça Filho demorou a acreditar que o que estava acontecendo era real ao ser informado da vitória de maneira inusitada pela entrevistadora. O cineasta não teve a oportunidade de subir ao palco, discursar ou agradecer oficialmente pelo prêmio — um momento que costuma ser central tanto para o reconhecimento artístico quanto para a visibilidade internacional do filme. Confira o acontecido:

Em comunicado, Mendonça Filho criticou a “falta de atenção” da organização, que foi criticada internacionalmente, mas celebrou a visibilidade que O Agente Secreto teve após a vitória no Critics Choice Awards 2026. “Sinto que o prêmio do Critics Choice deu uma visibilidade ainda maior para O Agente Secreto, que está tendo uma trajetória excelente nos cinemas dos Estados Unidos. Nós agora estamos em Nova York para dar continuidade a essa agenda”, começou.

“O fato de termos apresentado o prêmio de Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido. Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo. Foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson, um cineasta da minha geração e que admiro”, completou o cineasta.

Qual é a história de O Agente Secreto?

Em O Agente Secreto, Marcelo (Wagner Moura) é um professor universitário que, procurado por atividades subversivas, foge para Recife. No entanto, ao chegar na cidade, onde acredita que está seguro até conseguir fugir do país com o filho pequeno, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.

Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési. Assista ao trailer da novidade a seguir:

FONTE: Veja

LEIA TAMBÉM: Kleber Mendonça Filho não quer fazer filmes para o streaming: ‘Melhor nos cinemas’

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: critics choice awards, Critics Choice Awards 2026, kleber mendonça filho, O Agente Secreto, wagner moura