Kristen Stewart afirma que atuar ‘é pouco masculino’ e que atores mascaram suas fragilidades
Em entrevista ao New York Times, atriz e diretora criticou padrões de gênero e o culto ao “método” no cinema
Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)
Kristen Stewart (Crepúsculo) agitou o debate sobre o “método”, técnica de interpretação marcada por intensa imersão emocional e comportamentos extremos no processo de atuação. Em entrevista ao New York Times, a diretora de The Chronology of Water afirmou que muitos homens adotam o método como maneira de “proteger a masculinidade” dentro de um ofício que, segundo ela, exige submissão e exposição emocional.
“Performance é inerentemente vulnerável e, portanto, bastante embaraçosa e pouco masculina”, disse Stewart. “Não há bravata em sugerir que você é um porta-voz das ideias de outra pessoa. É algo submissivo por natureza. Você já ouviu falar de uma atriz que fosse do método?”
A fala surgiu em uma conversa mais ampla sobre Marlon Brando e seu famoso descaso durante a gravação de Superman (1978), quando pronunciou “Kripton” de forma deliberadamente errada. Stewart comentou que, ao contrário do que aconteceria com uma atriz, o comportamento de Brando foi romantizado e até visto como prova de integridade artística. “Brando soa como um herói, não é? Se uma mulher fizesse aquilo, seria diferente.”
Para a atriz, rituais físicos prévios às cenas, como fazer dezenas de flexões antes de um close dramático ou resistir a pronunciar uma palavra de determinada forma, funcionam como uma blindagem psicológica usada por atores para afastar o desconforto da vulnerabilidade. “Se eles podem se ver como gorilas batendo no peito antes de chorar diante da câmera, fica um pouco menos embaraçoso. Também faz parecer um truque de mágica, como se o que eles estão fazendo fosse impossível e ninguém mais pudesse fazer igual.”
Stewart lembrou ainda uma conversa com um colega que reforçou sua percepção sobre a desigualdade de tratamento entre homens e mulheres no set. “Perguntei a um ator: ‘Você já conheceu uma atriz que fosse do método e precisasse gritar e fazer todo aquele ritual?’ Assim que mencionei ‘ator homem, atriz mulher’, ele reagiu como quem diz ‘não toque no elefante na sala’. E respondeu: ‘Ah, atrizes são loucas’.”
Para Stewart, a resposta sintetiza um padrão persistente em Hollywood: “Quando homens fazem isso, viram lendas. Quando mulheres fazem, viram um problema.”
Fonte: Variety
LEIA TAMBÉM: O discurso de Kristen Stewart sobre a desigualdade de gênero em Hollywood